Você conhece seu filho melhor do que ninguém.
Caso você ache que o desenvolvimento dele não está exatamente no bom caminho, então é importante que você compartilhe suas preocupações e perguntas com o pediatra, buscando informações sobre o que os bebês fazem em cada etapa da vida.
Normalmente, as crianças desenvolvem habilidades motoras da cabeça para baixo. Primeiro vem o controle da cabeça e depois o controle sobre a parte superior do corpo. O padrão típico para os marcos:
1- Começa a rolar;
2- Depois consegue ficar sentado;
3- Fica em pé parado;
4- Anda;
5- Escala.
As habilidades motoras finas, como agarrar objetos, colocar blocos em um pote e fazer rabiscos, também são marcos importantes.
Os atrasos no desenvolvimento físico ou atrasos motores iniciais são termos usados para descrever quando as crianças não possuem os marcos físicos críticos nos primeiros meses e anos de vida tão bons. Estes atrasos podem ser um sinal de algo mais grave, por isso é importante conversar com o pediatra do seu filho. Sinais a serem observados:
- Retardou o rolar, sentar ou andar;
- Não tem controle de cabeça e pescoço (sem firmeza);
- Rigidez muscular ou flexibilidade excessiva;
- Retardo de fala;
- Dificuldade de engolir;
- Postura corporal que é flácida ou estranha;
- Espasmos musculares.
Em geral, as preocupações mais comuns dos pais são sobre o desenvolvimento físico retardado em relação às crianças da mesma idade:
- Meu filho não parece estar crescendo da maneira que deveria.
- Meu filho parece muito duro e tem dificuldade na maneira como se move.
- Meu filho é fraco e mole como uma boneca de pano.
- Meu filho não está acompanhando crianças da mesma idade quando brincam juntos.
- Minha criança parece cansar-se muito rapidamente.
Ao tentar detectar um atraso motor inicial, é útil conhecer os sinais de desenvolvimento físico típico e atípico. Isso pode ser conseguido em fontes seguras, com seu pediatra ou em livros, tipo “a criança de x anos”, mas o melhor é sempre falar com um pediatra. Quando você expressa preocupações, ele ou ela irá ouvir com atenção e pode lhe fazer algumas perguntas adicionais.
Os serviços de intervenção precoce deveriam incluir uma variedade de diferentes recursos e programas que oferecem apoio às famílias para melhorar o desenvolvimento de uma criança. Esses serviços são especificamente adaptados para satisfazer às necessidades individuais de uma criança, e geralmente incluem terapia pediátrica física, ocupacional e de fala / linguagem.
Se uma criança está atrasada em habilidades motoras, como sentar ou andar, poderá simplesmente ser encaminhada para um fisioterapeuta.
Se uma criança está tendo problemas com a linguagem, pode ser vista por um fonoaudiólogo.
Se a criança está tendo problemas com habilidades motoras finas, habilidades motoras visuais ou habilidades de vida independente, como se alimentar, pegar objetos pequenos ou abotoar suas roupas, ele ou ela pode ser encaminhado para uma terapeuta ocupacional.
Saiba mais:
Desenvolvimento físico: o que é normal e o que não é?
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Fonte: Seção sobre Pediatria Desenvolvimento e Comportamental (SODBP) (Copyright © 2015 Academia Americana de Pediatria)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 7 de novembro de 2024