Em tempos de medo em relação à epidemia do Ebola na África, vamos explicar um pouco do que se trata esta doença, cujo risco de chegar ao Brasil parece ser pequeno, segundo os especialistas em doenças infectocontagiosas.
O Ebola ou Febre Hemorrágica Africana é uma doença causada pelo vírus Ebola, com cinco subtipos, dependendo do país de procedência.
Este vírus foi descoberto em 1976 e sua letalidade é bem grande, de cerca de 50 a 90%, em geral por desidratação causada por complicações gástricas. Os sintomas iniciais se assemelham a um resfriado comum, com febre, astenia, diarreia, dor de cabeça e dor no corpo. A hemorragia aparece no quarto ou quinto dia e inclui conjuntivite, mucosas do aparelho digestivo, com depressão medular.
Ocorre nas regiões florestais da África Central e o vírus é hospedeiro de várias espécies de macacos como chimpanzés, gorilas, babuínos, entre outros, e seres humanos. A transmissão ocorre entre o contato de um animal infectado ou pessoa a pessoa através de secreções corporais (saliva, sangue, sêmen etc). O período de incubação do Ebola é de 2 a 20 dias, mas em geral entre 4 e 9 dias.
Medidas de higiene e prevenção são muito importantes. O mundo todo se encontra em estado de alerta e, se for para região de contágio, deve-se tomar as precauções necessárias para evitar entrar em contato com doentes.
Leia também: Saúde global: bem-estar das crianças ao redor do mundo
Fonte: Public Health Agency of Canada, 2010
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 19 de junho de 2024