Todos os medicamentos têm potencial para causar efeitos secundários, indesejados e/ou adversos. Por esta razão, devemos evitar a automedicação e seu uso sem orientação de um profissional do setor da saúde preparado para isso.
Efeitos indesejados:
Os efeitos adversos são quaisquer experiências indesejáveis associadas ao uso de um produto médico em um paciente. Os efeitos colaterais da medicação podem incluir:
- Dor de estômago; enjoo ou náuseas
- Diarreia ou fezes soltas
- Boca seca
- Sonolência
- Mudança de atividade ou humor
- Tontura
- Sensação de calor, sudorese
- Erupção cutânea
- Batimento cardíaco acelerado
Os efeitos da medicação podem variar de criança para criança. Por exemplo, o mesmo anti-histamínico pode fazer com que uma criança tenha sono, enquanto outra fica nervosa e hiperativa.
Os efeitos colaterais de um tipo de medicação podem ser diferentes dos efeitos colaterais de outro medicamento.
Uma frequência cardíaca rápida, por exemplo, é esperada para algumas medicações para asma, mas não para um antibiótico. Os antibióticos, muitas vezes, causam diarreia ou fezes moles, o que não seria esperado para medicamentos para asma.
Reações alérgicas:
As reações alérgicas são difíceis de prever e variam de uma leve vermelhidão da pele e coceira, até sintomas graves com risco de vida. Distúrbios da pele são os mais comuns.
As reações alérgicas podem envolver muitos tipos diferentes de sintomas, tais como:
- Inchaço
- Erupção cutânea
- Dificuldade ao respirar
Saiba mais sobre o assunto:
Em uma emergência:
Chamar 192 (SAMU)
Centro de Intoxicação de SP – 0800-0148110
Fonte: Adaptado do Curriculum for Medication Administration em Early Education and Child Care Settings (Copyright © American Academy of Pediatrics 2012)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 30 de outubro de 2024