Instituição familiar dedicada à saúde infantil apresenta novo modelo de governança e investimento em um futuro mais integrado. Na foto, o dr. José Luiz Setúbal é entrevistado pela jornalista Alecsandra Zapparoli: reflexões, projeções e perspectivas
Por ocasião de seus 15 anos de atuação, a Fundação José Luiz Setúbal realizou, no último dia 10 de junho, um evento em São Paulo que reuniu colaboradores, parceiros e jornalistas para celebrar sua história — e anunciar uma nova fase de expansão institucional.
Fundada em 2009 pelo médico pediatra e filantropo José Luiz Setúbal, a instituição é hoje uma das maiores fundações familiares do Brasil com atuação dedicada exclusivamente à saúde infantil. Em seu discurso, Setúbal comparou os 15 anos da fundação à chegada à “puberdade”: uma fase de amadurecimento, mas que exige conservar a “rebeldia” necessária para enfrentar novos desafios. “Minha vida foi feita de pequenas grandes aventuras. Sempre optei pelos caminhos mais difíceis, mas mais apaixonantes”, afirmou, emocionado, ao relembrar o apoio da família.
Uma nova estrutura para o futuro
Durante o evento, foi apresentada a nova estrutura de governança da fundação, desenvolvida com apoio da consultoria McKinsey. A mudança consolida o modelo de uma holding institucional, que articula três pilares: Sabará Hospital Infantil (cuidado), Instituto Pensi (pesquisa e ensino) e Infinis (filantropia e advocacy).
O Sabará segue como centro assistencial de excelência, gerando recursos para o fundo patrimonial da fundação e operando tanto no sistema suplementar quanto no SUS. O Instituto Pensi (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) amplia sua atuação interdisciplinar, com novas iniciativas voltadas à formação pediátrica, ciências sociais e medicina “one health”. Já o Infinis consolida o braço de defesa da infância, atuando com base em evidências científicas e incidência sobre políticas públicas.
“A fundação precisa aprender a viver sem a minha presença”, afirmou José Luiz Setúbal, ao explicar que os filhos não assumirão a liderança no futuro, por escolha própria. A nova sede da fundação e uma nova unidade do Sabará, em Pinheiros, já estão em construção.
Voluntariado, afeto e inovação
A trajetória da fundação foi marcada por histórias de cuidado e inovação, muitas delas representadas por Sandra Mutarelli Setúbal, esposa do fundador e responsável por iniciativas como o programa de voluntariado — que já formou cerca de 3 mil pessoas — e a introdução da profissão de Child Life Specialist no Brasil. “Trazer acolhimento e brincar com as crianças também é uma forma de curar”, afirmou Sandra.
Felipe Lora, do Sabará, destacou o desafio de manter o “jeito humano de cuidar” em meio às novas gerações e transformações tecnológicas. Já Márcia Calvon, do Infinis, reforçou o compromisso com a efetivação dos direitos da infância: “As leis existem. Nosso desafio é garantir que cheguem a quem precisa, nos territórios, com orçamento e capacidade técnica”.
Ciência, clima e infância
O Instituto Pensi projeta um futuro ainda mais interdisciplinar. Marcos Paulo Lucas Silveira, líder do núcleo social, apontou o impacto das mudanças climáticas, da desigualdade e da inteligência artificial como temas-chave da pesquisa em saúde infantil nos próximos anos. “Não há como pensar em saúde infantil sem compreender os determinantes sociais e ambientais que afetam a infância”, defendeu.
Ao final do evento, os líderes da fundação sintetizaram seus propósitos em uma palavra: Encontro (Sandra), Proteção (Felipe), Equidade (Márcia), Ciência (Marcos) e Saúde Infantil (José Luiz Setúbal, que reafirmou seu compromisso com as duas palavras que definem a missão que abraçou).
O vídeo final trouxe uma mensagem que resume o espírito da fundação: “Ser criança é coisa séria. E, para todos nós, futuro é infância saudável”. Embora já tenha 15 anos de realizações, como lembrou o fundador, a história da fundação ainda está só começando.
Por Galápagos Newsmaking
Leia mais
Laboratório de Filantropia, Políticas Públicas e Desenvolvimento
Onde a ciência e a filantropia encontram a saúde infantil
“Cada real doado deve estar alinhado a evidências”
Em evento comemorativo, fundação anuncia fase de reestruturação e expansão
Fundação José Luiz Setúbal – Relatório Anual 2024
Site Pensi Social – Ciência pela filantropia e infância saudável