Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Esporte em excesso pode causar problemas

Esporte em excesso pode causar problemas

Esporte em excesso pode causar problemas

Lesões por prática excessiva de esporte entre jovens são tão sutis, que normalmente passam despercebidas no início. Ao longo do tempo, porém, a repetição de danos na mesma área do corpo pode culminar em bursite, tendinite e outras lesões, como fraturas por estresse.

Os danos são mais comuns em movimentos repetitivos, como os observados na natação, corrida ou dança. As lesões agudas são mais frequentes em esportes de colisão, como futebol ou hóquei.

Apenas uma em onze lesões é classificada como “grave” pela NATA (The National Athletic Trainers’ Association), que define como: “qualquer acidente que afaste o atleta por mais de três semanas”.

O tratamento básico consiste frequentemente de “RICE”, uma sigla em inglês que significa repouso, gelo, compressão e elevação.

O pediatra pode ainda recomendar exercícios domiciliares para melhorar a força muscular e flexibilidade. Consultas com outros especialistas, como médicos da área esportiva ou ortopedistas, podem ser necessários também.

Leia também: Cuidados com as mãos e articulações ao fazer esportes

Queixas de dor ou rigidez muscular devem ser motivo para levar seu filho imediatamente ao pediatra. O médico vai indicar o tratamento adequado e a consulta pode prevenir que lesões menores se tornem piores ou que causem danos permanentes.

Nunca permita que um adolescente pratique algum esporte se ele estiver com dor.

Fonte: Caring for Your Teenager

Atualizado em 11 de março de 2024

Sair da versão mobile