A discussão sobre os adolescentes está muito presente no cotidiano dos pais e, com a série “Adolescência”, isso se intensificou ainda mais. Mas o que é adolescência propriamente dita? É o período de transição entre a infância e a idade adulta. Ela inclui algumas grandes mudanças — no corpo e na maneira como um jovem se relaciona com o mundo.
As muitas mudanças físicas, sexuais, cognitivas, sociais e emocionais que acontecem durante esse período podem trazer antecipação e ansiedade para os jovens e suas famílias. Entender o que esperar em diferentes estágios pode promover um desenvolvimento saudável durante a adolescência e no início da idade adulta.
I. Primeira adolescência (10 a 13 anos)
Durante esta fase, as crianças geralmente começam a crescer fisicamente mais rapidamente. Elas também começam a notar outras mudanças no corpo, incluindo crescimento de pelos nas axilas e perto dos genitais, desenvolvimento dos seios nas mulheres e aumento dos testículos nos homens.
Essas mudanças, muitas vezes, começam um ou dois anos antes nas meninas do que nos meninos, e pode ser normal que comecem já aos 8 anos para elas enquanto para eles aos 9 anos. Muitas meninas podem começar a menstruar por volta dos 12 anos, sendo em média 2 a 3 anos após o início do desenvolvimento dos seios.
Essas transformações corporais podem inspirar curiosidade e ansiedade em alguns ― especialmente se eles não sabem o que esperar ou o que é normal. Algumas crianças também podem questionar sua identidade de gênero neste momento, e o início da puberdade pode ser um momento difícil para crianças transgênero.
Adolescentes na primeira adolescência têm um pensamento concreto, preto e branco. As coisas são certas ou erradas, ótimas ou terríveis, sem muito espaço entre elas. É normal nesta fase que os jovens centralizem seu pensamento em si mesmos (chamado de “egocentrismo”). Como parte disso, pré-adolescentes e primeiros adolescentes são frequentemente autoconscientes sobre sua aparência e sentem como se estivessem sempre sendo julgados por seus pares.
Pré-adolescentes sentem uma necessidade maior de privacidade. Nesse processo, eles podem começar a explorar maneiras de serem independentes de sua família forçando limites e reagindo fortemente se os pais ou responsáveis reforçarem sua autoridade.
II. Adolescência Média (14 a 17 anos)
Mudanças físicas da puberdade continuam durante a adolescência média. A maioria dos homens terá iniciado seu salto de crescimento, e as mudanças relacionadas à puberdade continuam. Eles podem ter algumas falhas na voz, por exemplo, conforme suas vozes ficam mais graves. Alguns desenvolvem acne. Mudanças físicas podem estar quase completas para as mulheres, e a maioria das meninas agora tem períodos regulares.
Nessa idade, muitos adolescentes se interessam por relacionamentos românticos e sexuais. Eles podem questionar e explorar sua identidade sexual, o que pode ser estressante se eles não tiverem apoio de colegas, familiares ou da comunidade. Outra maneira típica de explorar sexo e sexualidade para adolescentes de todos os gêneros é a autoestimulação, também chamada de masturbação.
Muitos adolescentes de meia-idade têm mais discussões com os pais enquanto lutam por mais independência. Eles podem passar menos tempo com a família e mais com os amigos. Eles são muito preocupados com a aparência, e a pressão dos colegas pode atingir o pico nessa idade.
O cérebro continua a mudar e amadurecer nesta fase, mas ainda há muitas diferenças em como um adolescente normal pensa em comparação a um adulto. Muito disso ocorre porque os lobos frontais são as últimas áreas do cérebro a amadurecer — o desenvolvimento não está completo até que a pessoa esteja na casa dos 20 anos! Os lobos frontais desempenham um grande papel na tomada de decisões complexas, controle de impulsos e capacidade de considerar várias opções e consequências.
Adolescentes do meio são mais capazes de pensar abstratamente e considerar “o quadro geral”, mas ainda podem não ter a capacidade de aplicá-lo no momento. Por exemplo, em certas situações, crianças no meio da adolescência podem se pegar pensando coisas como:
- “Estou indo bem em matemática e realmente quero ver esse filme… uma noite sem estudar não vai fazer diferença.”
- “Eu realmente preciso usar camisinha durante o sexo se minha namorada toma pílula?”
- “A maconha não pode ser tão ruim.”
Embora eles consigam seguir a lógica de evitar riscos fora dessas situações, emoções fortes muitas vezes continuam a orientar suas decisões quando os impulsos entram em jogo.
III. Adolescentes tardios (18-21… e além!)
Cada vez mais o processo da adolescência está se prolongando e é difícil dizer quando o jovem deixa de ser adolescente e passa a ser adulto. Adolescentes tardios geralmente completaram o desenvolvimento físico e cresceram até sua altura adulta completa. Eles normalmente têm mais controle de impulso e podem ser mais capazes de avaliar riscos e recompensas com precisão. Em comparação com adolescentes do meio, os jovens no final da adolescência podem se pegar pensando:
- “Embora eu ame os filmes, preciso estudar para minha prova final.”
- “Eu deveria usar camisinha… Mesmo que minha namorada tome anticoncepcional, isso não previne 100% a gravidez.”
- “Estou preocupado com a forma como a maconha pode afetar meu humor e meu desempenho no trabalho/escola.”
Adolescentes entrando no início da vida adulta têm um senso mais forte de sua própria individualidade e podem identificar seus próprios valores. Eles podem se tornar mais focados no futuro e basear decisões em suas esperanças e ideais.
Amizades e relacionamentos românticos se tornam mais estáveis. Eles se tornam mais separados emocionalmente e fisicamente de sua família. No entanto, muitos restabelecem um relacionamento “adulto” com seus pais, considerando-os mais um igual a quem pedir conselhos e discutir tópicos maduros, em vez de uma figura de autoridade.
Mas como ajudar seu filho a navegar pela adolescência?
As crianças e seus pais muitas vezes lutam com a dinâmica de mudança dos relacionamentos familiares durante a adolescência. Mas os pais ainda são um apoio crítico durante esse período. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
- Ajude seu filho a antecipar mudanças em seu corpo. Aprenda sobre a puberdade e explique o que está por vir. Tranquilize-o de que mudanças físicas e a sexualidade emergente fazem parte do desenvolvimento normal e saudável.
- Inicie conversas precoces sobre outros tópicos importantes. Mantenha uma comunicação aberta sobre relacionamentos saudáveis, sexo, sexualidade, consentimento e segurança (como prevenir infecções sexualmente transmissíveis e gravidez, e uso de substâncias). Iniciar essas conversas durante o início da adolescência ajudará a construir uma boa estrutura para discussões posteriores.
- Mantenha conversas positivas com seu filho. Aponte os pontos fortes. Comemore os sucessos. Seja solidário e estabeleça limites claros com expectativas altas (mas razoáveis). Comunique expectativas claras e razoáveis para a hora de dormir, envolvimento escolar, uso de mídia e comportamento, por exemplo. Ao mesmo tempo, expanda gradualmente as oportunidades para mais independência ao longo do tempo, conforme seu filho assume responsabilidades. Jovens com pais que buscam esse equilíbrio demonstraram ter menores taxas de depressão e uso de drogas.
- Discuta comportamentos de risco (como atividade sexual e uso de substâncias) e suas consequências. Certifique-se de dar um exemplo positivo. Isso pode ajudar os adolescentes na tomada de decisões com antecedência e se preparar para quando as situações surgirem.
- Honre a independência e a individualidade. Tudo isso faz parte da transição para a fase adulta. Lembre sempre seu filho de que você está lá para ajudar quando necessário.
Os anos da adolescência podem parecer uma montanha-russa. Ao manter relacionamentos positivos e respeitosos entre pais e filhos durante esse período, sua família pode (tentar) aproveitar o passeio!
Fonte:
Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2019)
O DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE – Sociedade Brasileira de Pediatria
Saiba mais:
- Adolescência: um manual para os pais (Sociedade Brasileira de Pediatria)
- “Adolescência”, uma série para se ver e refletir
- Importância do diálogo ao desenvolvimento saudável na infância e adolescência
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Atualizado em 3 de junho de 2025