Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Estenose Laríngea

Estenose Laríngea

Estenose Laríngea

A estenose é um estreitamento anormal que pode atingir órgãos, vasos sanguíneos ou alguma estrutura tubular do corpo humano. Os sintomas da Estenose Laríngea, por exemplo, podem caracterizar-se nas regiões subglótica (laringe), glótica (que se refere à membrana laríngea) ou na traqueia (pescoço), causada pelo estreitamento do tubo da laringe e/ou traqueia, dificultando a passagem do ar e da respiração. Já a Estenose Congênita, pode ser diagnosticada logo após o nascimento da criança e caracteriza-se por má formação embrionária, por estreitamento do tubo laringotraqueal.

Os tratamentos para estenose laríngea podem ser feitos a partir do primeiro dia de vida e, para identificar o problema, é necessário realizar uma avaliação por meio dos exames de broncoscopia rígida e broncoscopia flexível, para avaliar estruturas infraglóticas, espessura e extensão da estenose. Para tal, existem duas modalidades de tratamentos, o endoscópico e a cirurgia aberta, que serão realizados de acordo com o tipo, grau e extensão da estenose, além dos fatores clínicos, que envolvem idade, malformações associadas e estado nutricional. Todos os procedimentos são feitos no centro cirúrgico, sob anestesia geral e a criança recebe alta no mesmo dia. As taxas de sucesso no tratamento endoscópico primário da estenose subglótica variam de 40% a 94%, dependendo de sua gravidade.

Para o grau I, o tratamento é apenas observatório e geralmente em crianças que apresentam inflamações na laringite. Para os graus II e III, o tratamento inicialmente é pela dilatação endoscópica e, para o grau IV, o tratamento é a cirurgia de Laringotraqueoplastia, com enxerto anterior/posterior ou Recontrução Laringotraqueal.

No Hospital Infantil Sabará, há uma equipe médica multidisciplinar especializada em Via Aérea Pediátrica, sob a coordenação da Dra. Saramira Bohadana, Médica Otorrinolaringologista, especializada em laringe pediátrica e em procedimentos cirúrgicos em Via Aérea Pediátrica.

Leia também: Cirurgia para tratar Laringomalácia

Atualizado em 12 de junho de 2024

Sair da versão mobile