PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Gravidez, TV e obesidade infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Gravidez, TV e obesidade infantil

Gravidez, TV e obesidade infantil

02/07/2014
  3089   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Todos os dias saem notícias alarmantes sobre a obesidade infantil. Este artigo da revista Pediatrics traz uma curiosa relação entre gravidez, TV e obesidade.

Desligar a TV durante as refeições para ajudar a prevenir a obesidade infantil pode ter início antes mesmo do nascimento da criança, de acordo com um estudo apresentado na reunião anual das Sociedades Acadêmicas Pediátricas (PAS) em Vancouver, Canadá.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres grávidas que assistiram televisão enquanto comiam eram mais propensas a sentar na frente da TV enquanto alimentavam seus bebês. Assistir TV durante as refeições não é recomendado porque está associada com uma dieta sem qualidade, bem como a falta de atenção que as mães concedem aos filhos na hora da alimentação.

Dr. Messito e seus colegas analisaram dados do projeto “Começando Cedo” (Starting Early Project), uma intervenção de prevenção de obesidade infantil para famílias de baixa renda hispânicas em Nova Iorque. As mulheres foram incluídas no estudo, durante a gravidez, e pares mãe-criança foram seguidos até que a criança completasse 3 anos de idade. As mães receberam aconselhamento nutricional durante a gravidez e depois que o bebê nasceu, participando na orientação de parentalidade e grupos de apoio liderados por uma nutricionista, além de receber folhetos educativos e um vídeo.

Durante o terceiro trimestre da gravidez, 189 mulheres responderam quantas vezes elas assistiam TV durante as refeições. Quando seus bebês completaram 3 meses de idade, as mães responderam novamente quantas vezes seu bebê assistia TV enquanto era alimentado. Os resultados mostraram que 71% das gestantes relataram pelo menos algumas refeições com TV ligada, e 33% das mães relataram que seus bebês de 3 meses de idade eram expostos à TV durante a alimentação.

As mulheres que assistiam TV durante as refeições na gravidez eram cinco vezes mais propensas a expor seus bebês à TV durante a alimentação do que as mulheres que não assistiam enquanto comiam durante a gravidez. As mães que tinham menos de 25 anos e aquelas que amamentavam exclusivamente também estavam mais propensas a expor seu bebê à TV enquanto os alimentavam.

Alguns estudos identificaram como hábitos de visualização de TV durante a refeição começam na infância, e quais as características maternas durante a gravidez e infância precoce estão associadas com eles. A identificação destes comportamentos maternos específicos e características associadas à criança que assiste TV durante as refeições ajudarão nos esforços de prevenção de obesidade infantil, buscando promover alimentação responsiva e limitar a exposição de TV durante a infância.

Leia também: Pausa para refeição diante da TV

Fonte: “Relationship Between Prenatal TV Watching During Meals and Infant TV Exposure During Feeding” from 12:30-12:45 Tuesday, May 6.

Atualizado em 14 de junho de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.