PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Gripe aviária pode ser a próxima preocupação: fatos para famílias
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Gripe aviária pode ser a próxima preocupação: fatos para famílias

Gripe aviária pode ser a próxima preocupação: fatos para famílias

24/07/2024
  1040   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Não há registros de infecção de pessoas por vírus aviários no Brasil. No entanto, a situação mundial do vírus da gripe aviária A (H5N1) difere da realidade brasileira. Desde a última avaliação de risco em 30 de agosto de 2022, um caso de infecção humana pelo vírus influenza A (H5N6) foi relatado na China. Pássaros nos Estados Unidos podem ser afetados pela gripe aviária (também chamada de gripe aviária H5N1 ou influenza aviária). Mas isso pode afetar sua família?

O que causa a gripe aviária?

A gripe aviária é causada pelo vírus influenza aviária tipo A, incluindo o tipo de gripe aviária A (H5N1), que é a cepa mais recente circulando em nosso país. O vírus é conhecido por infectar pássaros ao redor do mundo.

A gripe aviária está se espalhando no Brasil?

Um novo caso humano de infecção do vírus da gripe aviária H5N1 foi relatado em 1º de abril de 2024 no estado do Texas, nos Estados Unidos. Medicado, o paciente parece estar com a situação de infecção controlada. Ele apresentou sinais de vermelhidão e conjuntivite nos olhos. O resultado do teste deu positivo para o vírus da gripe aviária H5N1, clado 2.3.4.5.b, que é o mesmo que chegou recentemente à América do Sul no final de 2022, sendo detectado no Brasil em maio de 2023.

A gripe aviária só deixa pássaros doentes?

A gripe aviária é comum em aves selvagens, especialmente aves aquáticas selvagens, como patos e gansos. Ela é facilmente transmitida por aves infectadas que carregam o vírus em sua saliva, secreções nasais e excrementos (fezes).

Quando pássaros doentes voam sobre suas cabeças, o vírus pode se espalhar por meio de seus excrementos para fazendas e currais de quintal. Se sua família mantém pássaros como animais de estimação no quintal ou em pequenas fazendas de hobby, eles também correm risco. Outros animais também podem pegar gripe aviária. Animais selvagens e domésticos que são expostos aos vírus podem ser infectados.

Em março de 2024, a gripe aviária foi identificada em gado leiteiro em vários estados. É a primeira vez que esse vírus foi encontrado em vacas. Vários gatos em uma fazenda no Texas também morreram após beber leite cru de vacas infectadas. Especialistas em saúde pública estão observando os surtos e infecções muito de perto.

As pessoas podem contrair gripe aviária?

Em casos muito raros, a gripe aviária pode se espalhar para humanos. Uma preocupação sobre a gripe aviária é que uma cepa pode mudar e infectar pessoas e se espalhar facilmente entre elas. Isso ainda não aconteceu, mas houve quatro casos de gripe aviária em pessoas relatados nos Estados Unidos desde 2022. No Brasil, não há casos relatados até o momento.

Em 30 de maio de 2024, três pessoas foram identificadas com o vírus da gripe aviária influenza altamente patogênica A(H5N1). Todas as três pessoas trabalharam com vacas leiteiras que estavam presumivelmente infectadas com gripe aviária. Esta é a primeira vez que o vírus se espalhou de vacas para pessoas nos Estados Unidos. Duas pessoas foram infectadas em fazendas leiteiras separadas em Michigan e uma pessoa foi infectada em uma fazenda leiteira no Texas.

Especialistas em saúde continuam observando quaisquer mudanças na forma como o vírus se espalha, inclusive em pessoas expostas a vacas leiteiras e aves.

Quais são os sintomas da gripe aviária em humanos?

Nas pessoas, os sinais e sintomas da gripe aviária podem incluir febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, pneumonia, falta de ar, dificuldade para respirar, dificuldade respiratória aguda, insuficiência respiratória, náusea, dor abdominal, diarreia, vômito e, às vezes, alterações neurológicas (alteração do estado mental, convulsões).

A vacina contra a gripe me protegerá da gripe aviária?

A vacinação contra a gripe sazonal não previne a infecção contra o vírus da gripe aviária. A vacina anual contra a gripe protege contra três cepas que circulam mais amplamente em humanos. O risco de crianças ou adultos contraírem gripe sazonal é muito maior, e é por isso que a vacinação anual contra a gripe é recomendada para todos com 6 meses ou mais.

A gripe aviária pode ser transmitida por meio de frango ou laticínios?

Você não pode contrair gripe aviária comendo produtos de aves domésticas ou selvagens totalmente cozidos, como frango, peru ou pato. Não há evidências de que a gripe possa ser transmitida por meio de produtos lácteos pasteurizados.

O leite cru é seguro para beber?

Leite “cru” e não pasteurizado pode abrigar microrganismos perigosos, como Salmonella, Escherichia coli e Listeria, que podem representar sérios riscos à saúde. A pasteurização é um processo que mata bactérias nocivas, aquecendo o leite a uma temperatura específica por um período definido.

 

Fontes:

Academia Americana de Pediatria Seção de Doenças Infecciosas (Copyright © 2024)

https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/influenza-aviaria

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/o-efeito-da-pandemia-na-saude-mental-dos-nossos-jovens-estudantes/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.