Até recentemente o diagnóstico de hipertensão pulmonar primária era quase uma sentença de óbito da criança, com uma média de sobrevida menor do que um ano de idade. Nas últimas décadas houve um progresso considerável na compreensão e tratamento da hipertensão arterial pulmonar.
A hipertensão pulmonar é uma grave e crônica doença pulmonar na qual as artérias que levam o sangue do coração para os pulmões tornam-se estreitas. A condição é rara em crianças, mas um artigo publicado na revista Pediatrics encontra dados de hipertensão pulmonar pediátrica que mostra que os cuidados de saúde já são substanciais e crescentes.
O estudo “Tendências da internação para Hipertensão Pulmonar Pediátrica” examinou registros de alta hospitalar de crianças com o diagnóstico entre 1997 e 2012 nos EUA. As internações por essa condição aumentaram durante o período de estudo, especialmente entre 2006 e 2012, e o tempo de internação e custo total por internação também aumentaram. As taxas de mortalidade declinaram.
Os autores do estudo concluem que a pesquisa documenta a crescente carga de cuidados de saúde para a hipertensão pulmonar em crianças, que tem implicações práticas e políticas em nível institucional, estadual e nacional. As linhas gerais para o tratamento ressaltam sempre a importância do diagnóstico preciso e a transferência precoce da criança para um centro de referência. A UTI do Hospital Infantil Sabará possui todos os recursos para o sucesso de tratamento desta patologia em crianças.
Leia também: Hospitalização da criança: Carta aos pais
Fonte: 1-Pediatrics – jul. 2015 – Article: “Trends in Hospitalization for Pediatric Pulmonary Hypertension”
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 19 de agosto de 2024