Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Hoje é dia de doar!

Hoje é dia de doar!

Hoje é dia de doar!

Muitas vezes uma pequena oferta produz grandes efeitos.” Sêneca

A frase acima é de um filósofo latino que viveu em Roma no início da era Cristã, e para mim faz todo sentido usá-la para iniciar um texto para falar sobre o “Dia de Doar”, que é desde 2012 usado para conscientizar as pessoas no mundo inteiro sobre a importância da doação.

A doação faz parte da minha vida, é uma coisa que acredito e pratico desde muito cedo. Geralmente as pessoas ligam o doar a alguma coisa material, dinheiro, objetos, coisas etc., muitas vezes coisas que não irão nos fazer falta. Mas isto não é necessariamente verdade, há muitos jeitos de doar.

Por muitos anos, doei meu tempo para dedicar à alfabetização de adultos, durante minha vida doei muito dinheiro para causas nas quais acredito e agora me dedico voluntariamente a ajudar a Santa Casa na sua recuperação econômica, financeira e de credibilidade. Ali tenho oportunidade de doar meu tempo, minha experiência como gestor e até minha credibilidade conquistada através de minha vida profissional e familiar. Faço isto para ajudar uma instituição que tem mais de 400 anos e é fruto da doação de milhares de pessoas nestes séculos. Além de ser a escola que estudei para ser médico.

Doar faz parte da solidariedade humana, existe em todas as partes do mundo. Na Ásia é comum ver os monges budistas andando com suas cumbucas para que doem comida para suas refeições, em todas as igrejas cristãs se pedem doações durante o ofertório e a cada tragédia vemos a solidariedade das pessoas nas doações de água, roupas, medicamentos e conhecimento na vontade de ajudar ao próximo.

O ato de doar está relacionado com o retribuir a sua comunidade aquilo que você recebeu e isto pode ser feito de várias maneiras, basta escolher a sua. Veja os passos a seguir:

  1. Encontre uma causa com a qual você se identifique, pode ser uma causa humanitária como ajudar moradores de rua, ou pode ser ligada à saúde, à educação, à sustentabilidade, a pessoas com necessidade especial, a problemas de raça, gênero, idade, religião e tantas outras.
  2. Veja como pode contribuir. Lembre-se que você pode ajudar de várias maneiras, com seu tempo, com seu dinheiro, com seu conhecimento, com sua rede de contatos, com sua credibilidade, entre outras coisas.
  3. Procure se informar sobre as organizações que atuam na área escolhida e como poderia ajudar.
  4. Tome uma atitude de ação e veja como se sentirá muito melhor.

A nossa Fundação tem como causa a “Saúde Infantil” e dentro dela temos algumas bandeiras como o “incentivo ao voluntariado”, o “Autismo” e a “primeira infância”, “gestão de hospitais pediátricos” etc.

Ajude a melhorar o Mundo, divulgue esta ideia e, se puder, vá além, pratique a solidariedade doando o que você tem para doar.

Saiba mais sobre o assunto:

Dia de Doar

Conheça o programa de Voluntariado do Hospital Infantil Sabará

Grupo de Institutos Fundações e Empresas

WWF Brasil

Autismo e Realidade

Instituto Pensi – seja nosso voluntário

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 26 de agosto de 2024

Sair da versão mobile