“Por que devemos tratar o dente de leite, se vai cair de qualquer forma?”
O dente decíduo, ou popularmente conhecido como “dente de leite”, muitas vezes não é visto como importante, devido ao seu caráter temporário. No entanto, é através da dentadura decídua que a criança executa as principais funções para o desenvolvimento da face: mastigação, deglutição, fala e respiração.
Uma dentadura decídua desarmônica poderá gerar modificação do padrão normal dessas funções e, consequentemente, alterações anatômicas importantes, que irão acompanhar a criança durante sua vida toda.
Além disso, os dentes decíduos funcionam como “guia” importante para os dentes permanentes que virão em seguida, orientando sua direção de erupção.
Por um outro olhar, ainda, devido à relação entre eles, os traumas ou infecções nos dentes de leite poderão gerar consequências definitivas para os seus respectivos dentes permanentes, como manchas ou alterações de forma.
É durante a infância, ainda, que as crianças desenvolvem suas habilidades de higiene oral. Incorporar ao dia-a-dia um cuidado periódico com os dentes, bem como consultas ao dentista, cria hábitos de valorização da saúde bucal que se perpetuarão ao longo da sua vida adulta.
Leia também: Consulta ao Odontopediatra
Dentistas responsáveis:
Dr Celso Sanseverino (CROSP 35631)
Dra Nelly Sanseverino (CROSP 35821)
Atualizado em 29 de novembro de 2024