Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Início do Programa “Child Life” no Sabará

Início do Programa “Child Life” no Sabará

Início do Programa “Child Life” no Sabará

O Sabará Hospital Infantil (HIS) mais uma vez inova no atendimento das crianças e famílias atendidas em seu serviço. Em março iniciamos a segunda parte do “Programa Child Life no Sabará”. Mas o que é “Child Life Specialist”? É uma profissão que não existe no Brasil, mas que nos EUA é um dos profissionais da saúde da equipe multidisciplinar, com nível universitário.

Bebês, crianças e adolescentes enfrentam uma grande variedade de eventos estressantes e potencialmente traumáticos que podem afetar sua capacidade de lidar com isso. Essas experiências relacionadas aos cuidados de saúde podem levar a sentimentos de medo, confusão, perda de controle e isolamento que podem inibir seu desenvolvimento e ter efeitos negativos na saúde física e emocional e no bem-estar.

Nos ambientes da saúde, os Child Life Specialists ajudam as crianças doentes e suas famílias a lidar com o estresse e a incerteza de doenças agudas e crônicas, lesões, traumas, deficiências, perda e luto.

Eles fornecem intervenções baseadas em evidências e psicologicamente apropriadas, incluindo o brincar terapêutico, preparação para procedimentos e educação para reduzir o medo, a ansiedade e a dor.

Programas deste tipo iniciaram na década de 1920 nos EUA, e com o passar do tempo foram se aperfeiçoando. O Conselho Profissional americano foi criado em 1982 como sequência da Associação para o Cuidado da Criança em Hospitais (ACCH, 1967).

Desde 2013 estudamos este assunto, após entrar em contato com livros básicos. Em 2014, a Dra. Sandra Mutarelli, presidente do Instituto Pensi, foi fazer um estágio inicial no Florida Hospital, participou no congresso do Child Life Council (CLC) e, na mesma oportunidade, do International Summit 2014 de Phsyco-social Care com o Hospital Sabará sendo o representante convidado do Brasil. Estive presente nestes dois eventos e foi quando percebi que a grande diferença do que estes profissionais faziam e o que fazíamos no Brasil era sua base teórica que justificavam cientificamente suas ações e procedimentos. Decidimos apostar nessa ideia.

Em 2015, a Sandra iniciou uma pós-graduação na Universidade da Califórnia – Santa Bárbara, onde fez sete módulos em várias áreas e, neste ano, deve fazer a prova para se tornar associada para o Child Life Council. Neste período de formação, ela realizou 600 horas de estágio sob supervisão da equipe de CLS do Florida Hospital. Foram três visitas à Orlando e duas visitas deles ao Sabará, além do acompanhamento à distância do trabalho feito dentro do Sabará nas mais diversas áreas.

Em 2016, trouxemos a responsável do Florida Hospital para fazer uma palestra sobre o assunto em nosso Congresso de Saúde Infantil, com grande sucesso e repercussão.

Como essa experiência do projeto piloto foi considerada um sucesso entre os profissionais médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de radiologia e do laboratório (equipe multidisciplinar), começamos a  pensar num programa piloto para a introdução do Child Life no HIS.

Como parte deste programa piloto, pensou-se em fazer uma formação para profissionais da saúde que poderiam ser preparados como Child Life Specialists. Daí surgiu a ideia de uma pós-graduação onde formaremos profissionais da saúde como fonoaudiologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiras, entre outros, para que possam atuar no Sabará ou em outros hospitais na função de Child Life Specialist. No nosso programa piloto estamos fazendo treinamento de uma profissional da saúde para ajudar a Sandra neste trabalho.

Nossa pós-graduação latu sensu em “Psicologia e Saúde da Criança” terá 400 horas de curso e incluirá estágios no Sabará Hospital Infantil. Deverá ser divulgada até abril de 2018 e contará com as seguintes dimensões:

Programa primeiro ano

1- Desenvolvimento infantil;

2- As bases biológicas;

3- O modo de se expressar da criança: o brincar;

4- Família.

Programa segundo ano

1- A criança no ambiente hospitalar;

2- Assistência biopsicossocial à criança;

3- Elaboração de experiências disruptivas.

Como presidente desta instituição, sinto-me orgulhoso do trabalho feito por essas pessoas que procuram sempre atender cada vez melhor e de forma mais profissional e humanizada nossas crianças e suas famílias. Parabéns à Dra. Sandra Mutarelli, ao Instituto Pensi e ao Hospital Sabará por mais esta iniciativa inovadora.

Leia também: A redução do uso da anestesia geral em crianças a partir da preparação feita pelo Profissional Child Life

Saiba mais:

https://www.childlife.org/

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/rede-de-humanizacao/inspiracao/

Atualizado em 25 de novembro de 2024

Sair da versão mobile