No começo desse mês, o Instituto PENSI teve um artigo cientifico publicado em uma das mais respeitadas revistas de Imunologia Pediátrica do mundo. a pesquisa faz parte do mestrado da Dra. Anna Clara Rabha, médica do Pronto-Socorro do Sabará Hospital Infantil e foi orientada pelo Dr. Gustavo Wandalsen, assessor científico em doenças imunológicas e alérgicas do Instituto PENSI, além de contar com a colaboração de outros profissionais da instituição.
O artigo científico é um material que tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma pesquisa e trata-se de uma grande conquista para instituições e profissionais da área da saúde. “Para nós, é uma satisfação imensa ter um artigo publicado na Pediatric Allergy and Immunology. Isso indica que estamos atualizados e a frente em relação aos estudos que envolvem saúde infantil e COVID-19 não só no Brasil, mas em todo mundo. Temos uma casuística grande de casos e a análise dos mesmos contribui para a ampliação do conhecimento sobre esta doença em crianças“, afirma a Dra. Fátima Fernandes, Diretora Executiva do Instituto PENSI, que também participou da publicação do artigo.
No estudo em questão, 588 crianças que tiveram Covid e passaram pelo Sabará Hospital Infantil foram observadas, com o objetivo de encontrar quais eram os principais fatores de risco em relação à evolução para uma forma mais agressiva.
Alguns resultados interessantes desse estudo foram divulgados no artigo, como:
– 88,2% das crianças foram classificadas como leves.
– Febre (67,5%) e secreção / congestão nasal (55,4%) foram as mais frequentemente relatadas sintomas
– Reações mais graves do Covid-19 foram associadas a asma, prematuridade, doença neurológica e em crianças com dois ou menos anos de idade.
– 14% das crianças em nosso estudo necessitaram internação, incluindo 5% na UTI.
Pode-se afirmar que, por mais que a maioria das crianças tenham sintomas leves quando diagnosticadas com Covid, é importantíssimo fazer-se uma análise mais cuidadosa, principalmente se o paciente apresentar alguma das comorbidades relatadas, como a asma, por exemplo.
“Uma das maiores forças do estudo e que tornou essa conquista possível foi o fato do Sabará Hospital Infantil ter um grande número de crianças com Covid em seguimento. Esse fato nos proporcionou uma possibilidade de estudo com grande poder estatístico, o que seria mais desafiador em outro local com menor volume de atendimentos”, afirma Dr Gustavo Wandalsen e assessor científico do PENSI.
Artigo científico:
Nome: Asthma is associated with lower respiratory tract involvement and worse clinical score in children with COVID-19
Data da Publicação: 9 de maio de 2021
Revista: Pediatric Allergy and Immunology