Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Janelas críticas para prevenir a obesidade em adultos

Janelas críticas para prevenir a obesidade em adultos

Janelas críticas para prevenir a obesidade em adultos

As pesquisas mostram há muitos anos que crianças “gordinhas” têm uma maior chance de se tornarem adultos obesos. A primeira janela crítica é conhecida e ocorre no final da primeira infância, agora um novo estudo mostra uma segunda janela na adolescência.

Um estudo muito interessante mostrado na revista Pediatrics de janeiro de 2018 acompanhou o índice de massa corporal (IMC) de mais de 2.700 pessoas na Finlândia ao longo de três décadas e usou uma nova abordagem estatística para identificar as idades-chave em que atingir um IMC saudável pode prevenir a obesidade na meia-idade.

O estudo BMI Trajectories Associated With Resolution of Elevated Youth BMI and Incident Adult Obesity mostra que, em comparação com as pessoas que desenvolverão obesidade na idade adulta, aquelas que previnem a obesidade tiveram um IMC menor aos 6 anos e uma menor mudança anual do IMC na infância. 

Esse achado ecoou estudos anteriores ligando o IMC saudável da primeira infância e o crescimento saudável do IMC infantil com menor obesidade quando adulto. No entanto, os pesquisadores também identificaram uma segunda “janela crítica” para a prevenção secundária potencial da obesidade, começando na adolescência para as mulheres e no início da idade adulta para os homens.

Em crianças com sobrepeso ou obesidade que conseguiram se tornar adultos não obesos, os pesquisadores descobriram que os níveis de IMC começaram a se estabilizar a partir de 16 anos para mulheres e 21 anos para homens, enquanto o IMC continuava aumentando até os 25 anos (para homens) e 27 (para mulheres) para crianças com excesso de peso ou obesas que persistiram com a obesidade na idade adulta.

Os pesquisadores disseram que os resultados ajudam a concentrar esforços para alcançar um IMC saudável até a idade de 6 anos e para manter um aumento saudável de IMC durante a infância, com uma segunda chance de corrigir trajetórias adversas de IMC entre adolescentes e adultos jovens para ajudar a prevenir a obesidade mais tarde na vida.

Leia também: O impacto socioemocional do peso em crianças e adolescentes

Fonte: Pediatrics December 2017

BMI Trajectories Associated With Resolution of Elevated Youth BMI and Incident Adult Obesity

Marie-Jeanne Buscot, Russell J. Thomson, Markus Juonala, Matthew A. Sabin, David P. Burgner, Terho Lehtimäki, Nina Hutri-Kähönen, Jorma S. A. Viikari, Eero Jokinen, Paivi Tossavainen, Tomi Laitinen, Olli T. Raitakari, Costan G. Magnussen

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 19 de novembro de 2024

Sair da versão mobile