Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Manchas de nascença

Manchas de nascença

Manchas de nascença

Os recém-nascidos frequentemente têm manchas de nascença em sua pele ao nascimento ou pouco depois. Essas marcas variam de quase imperceptíveis a desfigurantes, mas não importa o tamanho, elas podem ser preocupantes para os pais.

Em geral, elas são inofensivas e muitas desaparecem ou encolhem com o tempo. Às vezes, marcas de nascença estão associadas a problemas de saúde, portanto, converse com seu médico sobre se pode ser o caso de seu filho. Elas não podem ser prevenidas e não são causadas por algo que foi feito ou não durante a gravidez. A causa da maioria das marcas de nascença é desconhecida. Elas podem ser herdadas e normalmente não estão relacionadas a traumas na pele durante o parto.

Existem dois tipos principais de manchas de nascença, que têm causas diferentes. As vasculares (vasos sanguíneos) acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente e as pigmentadas são causadas por um crescimento das células que criam pigmento (cor) na pele.

As marcas de nascença vasculares mais comuns são manchas maculares, hemangiomas e manchas vinho do porto.

1- Manchas maculares (manchas salmão) geralmente localizam-se na testa, nas pálpebras, no pescoço, no nariz, no lábio superior ou na parte de trás da cabeça. Elas podem ser mais perceptíveis quando o bebê chora. Na maioria das vezes desaparecem entre um a dois anos de idade, embora algumas durem até a idade adulta;

2- Hemangiomas são classificados como superficiais quando aparecem na superfície da pele e profundos quando encontrados mais abaixo da superfície da pele. Os hemangiomas crescem rapidamente durante os primeiros seis meses de vida, mas geralmente encolhem e desaparecem no momento em que a criança tem de cinco a 10 anos de idade. Alguns, particularmente os maiores, podem ser corrigidos por pequenas cirurgias plásticas. A maioria está na cabeça ou no pescoço;

3- Manchas vinho do porto. Estas são descolorações que se parecem com o vinho derramado, na maioria das vezes no rosto, pescoço, braços ou pernas. As manchas de vinho do porto podem ser de qualquer tamanho, e crescem apenas quando a criança cresce. Elas tendem a escurecer com o tempo e nunca desaparecem sozinhas.

As manchas de nascença pigmentadas mais comuns são manchas café-com-leite, manchas mongólicas e verrugas:

1- Manchas café com leite são muito comuns e têm a cor do café com leite, o que explica o nome. Elas podem estar em qualquer parte do corpo e, às vezes, aumentam em número à medida que a criança cresce. Muitas manchas café com leite podem ser um sinal de neurofibromatose (um distúrbio genético que causa o crescimento celular anormal dos tecidos nervosos), por esta razão necessitam de avaliação médica;

2- Manchas mongólicas são frequentemente encontradas na parte inferior das costas ou nas nádegas. São mais comuns em peles mais escuras, como em crianças descendentes de asiáticos, índios americanos, africanos, hispânicos e do sul da Europa. Elas geralmente desaparecem na idade escolar sem tratamento;

3- Nevos congênitos (nevo peludo). Um nevo presente no nascimento é chamado de nevo congênito e durará uma vida inteira. Nevos congênitos grandes ou gigantes são mais propensos a desenvolver câncer de pele (melanoma) mais tarde na vida, embora o risco seja baixo em ambos. Nevos congênitos menores podem ter um leve aumento no risco. As marcas podem ser castanhas, marrons ou pretas; planas ou em relevo; e podem ter pelos.

Um médico deve verificar uma marca de nascença para determinar seu tipo e qual monitoramento e tratamento será necessário. Procure o médico se uma marca de nascença sangrar, machucar, coçar ou ficar infectada.

As marcas de nascença pigmentadas geralmente não são tratadas, com exceção de nevos congênitos e, ocasionalmente, manchas café com leite. Os nevos congênitos grandes ou gigantes às vezes são removidos cirurgicamente. As manchas café com leite podem ser removidas com lasers (energia luminosa altamente concentrada), mas muitas vezes retornam.

Marcas de nascença vasculares, por outro lado, podem ser tratadas. A exceção são as manchas maculares (salmão), que geralmente desaparecem sozinhas. Aquelas na parte de trás do pescoço podem ser mais persistentes, mas não são muito visíveis. Manchas vinho do porto e certos hemangiomas podem ser desfigurantes e embaraçosos para as crianças. Geralmente não se tratam os hemangiomas, já que eles normalmente somem até os 10 anos de idade.

Os lasers são o tratamento de escolha para as manchas do vinho do porto, embora algumas retornem e necessitem de um novo tratamento. O tratamento com laser é frequentemente iniciado na infância, quando a mancha e os vasos sanguíneos são menores.

Leia também: Mancha Mongólica

Fonte: Kids Health

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para os cuidados médicos e os conselhos do seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 6 de dezembro de 2024

Sair da versão mobile