Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Materiais odontológicos, o que os pais precisam saber

Materiais odontológicos, o que os pais precisam saber

Materiais odontológicos, o que os pais precisam saber

Recebi do Dr. José Luiz Setúbal, o maior entusiasta do Blog Saúde Infantil, uma sugestão de um blog de um dentista americano.

A princípio fiquei meio receoso, a Odontopediatria nos Estados Unidos tem um diferencial grande daquela praticada aqui no Brasil, seja pela condição socioeconômica da população americana ou pela formação dos profissionais de lá. Não que seja ruim, pelo contrário, ela é espetacular, e em minhas experiências pelas terras ianques aprendi bastante com meus colegas americanos, mas existem singularidades que não conseguimos acompanhar. Meu colega americano de Dallas, por exemplo, foi me receber no aeroporto na sua Ferrari… Deu pra sentir a diferença?

Mas olhando o blog do dentista da Califórnia veio a ideia de escrever um tema que é bastante questionado pelos pais no meu consultório: que material eu utilizo.

Vamos começar pelos materiais de prevenção:

Agora os materiais restauradores:

Outros materiais

Observação: não são utilizados implantes em odontopediatria.

Como se vê, a variedade de produtos é grande, a qualidade do produto que o profissional utiliza é importante, mas o grande material que o dentista pode oferecer a suas crianças é o carinho na atenção e a percepção de que procedimentos bem conduzidos na infância promoverão ótimos sorrisos pela vida.

Leia também: Odontofobia: o medo de dentista

Por Dr. José Reynaldo Figueiredo, pai da Marina e do Lucas. É responsável pela Clínica Sorrisos Especiais (sorrisosespeciais.com.br). Presidente da Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais – ABOPE. Especialista em Odontopediatria, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Implantodontia. Mestre em Odontologia Social e Doutor em Ciências Odontológicas, pela FOUSP. Escreve para o Portal Local Odonto, adora correr maratonas e ser dentista de crianças.

Atualizado em 16 de outubro de 2024

Sair da versão mobile