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Melhor atendimento para crianças permanece no consultório do pediatra
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Melhor atendimento para crianças permanece no consultório do pediatra

Melhor atendimento para crianças permanece no consultório do pediatra

05/05/2017
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A Academia Americana de Pediatria recomenda que serviços de atendimentos urgentes e de pronto atendimento possam garantir serviços de alta qualidade fora dos hospitais. No Brasil, pequenos pronto-socorros, UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) ou AMAs atendem nossa população sem a qualidade necessária.

A AAP afirma que os locais ideais para as crianças receberem cuidados de saúde aguda, que não sejam emergências, são ambulatórios de pediatria que ofereçam cuidados contínuos, abrangentes e coordenados, de acordo com uma declaração de política recém-lançada. A Academia também reconhece a necessidade de coordenar e ajudar a melhorar os padrões em um número crescente de instalações de atendimento urgente, clínicas e serviços de telemedicina comercial que são usados ​​por algumas famílias devido a um benefício percebido ou real em acessibilidade, conveniência ou custo.

O relatório Nonemergency Acute Care: When it’s not the Medical Home“, a ser publicado em maio de 2017 na Pediatrics, substitui duas políticas anteriormente publicadas e declarações que abordavam a expansão dos modelos de serviços de cuidados agudos.

A declaração atualizada enfatiza que o tratamento de crianças em práticas estabelecidas, em evolução e novas deve aderir aos princípios fundamentais que se baseiam em recomendações que incluem:

  • Maximizar a continuidade dos cuidados, comunicando rapidamente informações e encaminhando a criança ao domicílio médico para o seguimento necessário.
  • Fornecer cuidados baseados nas melhores evidências disponíveis e ter limites claramente definidos que sejam transparentes para as famílias.
  • Certifique-se de que o pessoal tem formação pediátrica e experiência.
  • Estabelecer protocolos de atendimento presencial e tecnológico para transições de atendimento em situações de emergência, em situações fora do escopo de atendimento e para cobertura pós-horária.
  • Implementar estratégias de avaliação contínua e melhoria da qualidade de atendimento e da segurança do paciente.

A Academia recomenda que as crianças com menos de 2 anos de idade não sejam tratadas em pronto atendimentos ou serviços de cuidados agudos que não têm experiência pediátrica. A declaração de política incentiva práticas pediátricas a usar formas inovadoras para atender às necessidades da família, como aumentando as horas de operação. Hospitais pediátricos ou consultórios de pediatras continuam a ser o melhor local para crianças e adolescentes receberem cuidados para condições crônicas ou complexas, incluindo problemas de saúde comportamental, cuidados de rotina de bem-estar, incluindo exames físicos e imunizações.

Leia também: Pronto Atendimento ou consultório do pediatra?

Fonte: Pediatrics – May 2017

“Nonemergency Acute Care: When It’s Not the Medical Home”

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 17 de outubro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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