O ano de 2030 está aí, faltam apenas 12 anos. Qual o mundo que queremos? Qual o país que pensamos para viver? Qual a cidade que gostaríamos de morar?
A Organização das Nações Unidas, em documento de setembro de 2015 assinado por muitos países, entre eles o Brasil, propôs a Agenda 2030, para um mundo melhor. Consiste em 17 objetivos de sustentabilidade. Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Basicamente, não se trata de deixar para os governos, para empresas, para as ONGs ou para as pessoas resolverem o problema do planeta em ações individuais. O princípio norteador é de que cada um a seu modo pode ajudar fazendo sua parte.
Nossa Fundação e suas duas organizações, o Sabará Hospital Infantil e o Instituto Pensi, devem colocar em seus planejamentos estratégicos para os próximos anos os objetivos onde eles possam colaborar com as metas. A Agenda consiste em 4 eixos:
- Planeta: proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis;
- Paz: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
- Prosperidade: assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza;
- Parcerias: mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.
Estes eixos são divididos em 17 objetivos e cada um dos objetivos tem seus indicadores que norteiam as ações a serem tomadas:
Nós vemos claramente a nossa atuação nos seguintes objetivos e indicadores:
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar
3.2. Acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, objetivando reduzir a mortalidade neonatal
3.4. Reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar
3.5. Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool
3.7. Assegurar o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação.
3.a. Fortalecer a implementação para o Controle do Tabaco
3.b. Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos
3.c. Aumentar substancialmente o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento e formação, e retenção do pessoal de saúde.
3.d. Reforçar a capacidade para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde.
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas.
5.1. Acabar com todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas.
5.5. Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão.
6.4. Aumentar substancialmente a eficiência do uso da água.
8.5. Emprego produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.
8.7 Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil.
8.8. Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
10.2 Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
10.3. Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades.
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
12.4. Alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.
12.5. Reduzir a geração de resíduos por meio da prevenção, redução.
12.a. Apoiar as capacidades científicas e tecnológicas para mudar para padrões mais sustentáveis de produção e consumo, reciclagem e reuso.
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas.
16.2. Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.
16.b. Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável.
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
As parcerias multissetoriais
17.16. Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento.
17.17. Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
Baseado nisso, procuraremos ajudar nossa cidade, nosso país e nosso planeta a chegar mais próximo daquilo que queremos para 2030.
Leia também: O que são os ODS e o que eles têm a ver com as crianças
Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Atualizado em 6 de novembro de 2024