PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Os rankings e as escolhas de médicos e serviços de saúde
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Os rankings e as escolhas de médicos e serviços de saúde

Os rankings e as escolhas de médicos e serviços de saúde

06/10/2014
  2428   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Como escolher um médico ou serviço de saúde?

Muitas vezes usamos para escolher um médico uma recomendação, mas nos dias atuais as redes sociais podem influenciar enormemente nossas escolhas. Veja este estudo publicado na revista Pediatrics de outubro de 2014.

O estudo “A consciência dos pais e uso de sites online para avaliação do médico” examina a influência de avaliações on-line na escolha do médico dos EUA.

O estudo, que apresenta os resultados de 1619 participantes da pesquisa, utilizou três vinhetas diferentes para ver se os pais escolheriam recomendação de um vizinho para o médico de seu filho e se classificações on-line afetaram suas escolhas. Ambas classificações on-line positivas e negativas influenciaram fortemente a probabilidade de selecionar um médico recomendado por um vizinho. Os participantes eram mais propensos a usar a recomendação do vizinho se veio com comentários positivos on-line, contra nenhum comentário. E opiniões on-line negativas para o médico fizeram a seleção de recomendação do vizinho muito menos provável. Aproximadamente 75% dos pais neste estudo estavam cientes dos locais de classificação médica e cerca de 25% usaram esses comentários para informar sua escolha de médico para seus filhos.

Os autores observam que sites de avaliação têm o potencial de mudar a relação médico-paciente e transformá-la em mais uma relação de serviço ao consumidor-fornecedor.

No Brasil, nos baseamos muito em informações de amigos e parentes. Às vezes procuramos na internet e em currículos públicos como os da plataforma Lattes. Os hospitais iniciaram processos de acreditação que podem ser nacionais, como a ONA, onde a classificação 3 seria do hospital de maior qualidade de processos e de segurança do paciente, ou internacionais, com a JCI (americana), onde não existe classificação, mas só a aprovação, e que temos muito orgulho de dizer que o Hospital Infantil Sabará é o primeiro hospital infantil de São Paulo e o segundo do Brasil a conseguir, além de outros menos frequentes.

Leia também: Por que escolher um hospital exclusivamente pediátrico?

Fonte: “Parental Awareness and Use of Online Physician Rating Sites” Pediatrics oct 2014

Atualizado em 10 de julho de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.