No dia 27 de julho comemora-se no Brasil o dia do Pediatra. Neste artigo vamos nos referir aos profissionais de saúde da criança e do adolescente como pediatras por uma questão de conveniência e também porque o Sabará Hospital Infantil acredita que os cuidados de saúde de uma criança são idealmente oferecidos por um pediatra. Mas há também, no entanto, médicos e não-médicos que são membros importantes da equipe de cuidados de saúde pediátrica e que também cuidam de bebês, crianças e adolescentes.
Os Especialistas em Pediatria certificados são médicos que se formaram na faculdade de Medicina e têm pelo menos de dois a três anos de treinamento em serviço (residência) em pediatria. Para se tornar certificado, precisa da aprovação em exame de títulos promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O pediatra surge como o médico mais capacitado e qualificado para entender toda a complexidade e as nuances que envolvem as fases da vida de um indivíduo do nascimento até os 19 anos de idade. Para manter o título de especialista, o pediatra tem que manter a educação continuada em pediatria, demonstrar um atendimento de qualidade ao paciente e ter uma licença médica válida. Esses requisitos de certificação ajudam a garantir que pediatras certificados (incluindo especialistas) tenham conhecimento e habilidades suficientes para oferecer atendimento de qualidade a crianças de todas as idades.
Além destes profissionais, temos os subespecialistas, que são os especialistas em atender crianças em cada especialidade, como cardiologia, endocrinologia, pneumologia, gastrenterologia etc. Temos também os cirurgiões pediátricos e outras áreas cirúrgicas que atuam com crianças, como otorrino, oftalmologista, ortopedia, anestesiologia, entre outras.
Na equipe multidisciplinar temos as enfermeiras pediátricas e outros profissionais que atuam com crianças, como fisioterapia, psicologia, fonoterapia, terapia ocupacional e, no Sabará Hospital Infantil, estamos introduzindo o conceito “Child Life Specialist”.
Desse modo, esses profissionais são especialistas que assistem nossos pacientes e seus familiares com técnica e humanismo, respeitando suas características e peculiaridades. Na consulta pediátrica, o profissional muda de atitude, a depender da idade do paciente. Uma consulta de um recém-nascido é diferente da de um pré-escolar e da de um adolescente. Por esta razão, acreditamos que o melhor profissional para atender crianças e adolescentes seja o pediatra e aqueles que são treinados para este tipo de atendimento. Também acreditamos que o melhor local seja um hospital onde todos os profissionais sejam treinados, preparados para entender os problemas desta fase da vida, que vai do nascimento até os 19 anos.
Como diz a Dra. Luciana Rodrigues Silva: “Os pediatras – e todos os profissionais que lidam com crianças e adolescentes – sentem prazer genuíno ao lidar com eles e suas famílias e buscam o desempenho de suas tarefas com competência, prazer, habilidade, segurança, paciência e empatia, contribuindo de fato para estes indivíduos.”
No Brasil temos 35 mil pediatras e no Sabará Hospital Infantil contamos com cerca de 1500 médicos, entre pediatras e especialistas, e mais de 500 outros profissionais que lidam com os pacientes, como enfermeiras, psicólogas, fisioterapeutas, fonoterapeutas, terapeutas ocupacionais, “child life specialists”, nutricionistas.
Neste dia, gostaria de dar os parabéns a todos que escolheram trabalhar em prol da saúde das crianças e agradecer aos que trabalham conosco pelo esforço, dedicação e compaixão dedicados aos nossos pacientes e suas famílias.
Parabéns a todos!
Saiba mais:
- Falta de pediatra em São Paulo, no Brasil e no Mundo
- Os pediatras também desempenham um papel na saúde oral da criança
Fonte: http://www.sbp.com.br/index.php?id=1055
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 11 de dezembro de 2024