PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
PENSI lança EAD interativo de 120 horas para capacitação em TEA
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
PENSI lança EAD interativo de 120 horas para capacitação em TEA

PENSI lança EAD interativo de 120 horas para capacitação em TEA

17/06/2024
  1579   
  68
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Caio, garoto com TEA: personagem ajuda a sensibilizar e engajar

Instituto começa com foco no contexto escolar, mas com nova plataforma pode customizar o conteúdo do curso de acordo com carga horária e público-alvo específicos

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta de maneiras únicas em cada indivíduo, exigindo um olhar atento e individualizado para facilitar seu pleno desenvolvimento e a inclusão social. Nesse contexto, a capacitação de profissionais em diferentes áreas se torna crucial para criar ambientes acolhedores e propícios ao aprendizado e à qualidade de vida das pessoas com TEA.

Professores, equipes pedagógicas, médicos, psicólogos, terapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pais, responsáveis e outros familiares, quando capacitados, podem oferecer o suporte necessário para que as pessoas com TEA alcancem seu pleno potencial. Essa capacitação é, portanto, essencial para promover a inclusão social, melhorar a qualidade de vida, diminuir o estigma e construir uma sociedade mais acolhedora para todos.

Com esse objetivo, o Instituto PENSI, que tem o TEA como um dos seus pilares de atuação, lança Capacitação de Análise do Comportamento Aplicado para Autistas, um curso focado para equipes pedagógicas de educação infantil — professores, assistentes de sala, coordenação, diretoria, bibliotecários… Em 2023, o PENSI ofereceu o curso para 156 profissionais convidados do Centro de Educação Infantil (CEI) do Instituto Anglicano e 96 concluíram a versão de 80 horas com aulas gravadas.

Com o feedback dos participantes e investimento em uma nova plataforma mais moderna de educação a distância (EAD), o instituto reformulou o curso, em um formato mais atraente e interativo. “Acrescentamos ferramentas e estratégias educacionais para envolver cada vez mais o capacitando e melhorar a experiência de aprendizado, tais como quiz, games, avaliações periódicas e um projeto aplicativo ao final”, conta a gerente de ensino Andréa Kurashima. Colaboradores do CEI do Instituto Anglicano serão convidados a experimentar o novo curso, além dos que não finalizaram o anterior.

“São 13 módulos com atividades, encontros síncronos na plataforma, vídeos gravados e tempo de estudo”, completa Andréa. O curso abrange um vasto espectro de temáticas, desde os fundamentos do autismo, comportamentos, reforços positivos, análise comportamental ABA, inclusão social, entre outros. O último módulo envolve ensinar estratégias de manejo de alunos neurodiversos.

Para sensibilizar e engajar os participantes, o designer instrucional Nícolas Murcia criou os personagens Caio, Enzo e Ana. Cada um com suas características e desafios, eles representam a diversidade de manifestações do TEA e servem como ferramentas para a aprendizagem. “Caio, o protagonista, com diversas expressões faciais, ilustra as emoções e comportamentos comuns entre pessoas com TEA. Seja a alegria contagiante ou a frustração diante de um desafio, ele nos permite compreender melhor as nuances do autismo”, diz Nícolas.

Ao lado de Caio, Enzo e Ana enriquecem o universo do curso, demonstrando a ampla gama de características do TEA. Através deles, observamos situações como estereotipias, choro frequente, sensibilidade ao ruído, hiperatividade, rejeição social, apatia, desatenção a perigos, distúrbios do sono, desinteresse pelo entorno e dificuldade em manter contato visual.

Com suas histórias e desafios, Caio, Enzo e Ana servem como pontes entre o conhecimento teórico e a realidade das pessoas com TEA. Através deles, os participantes do curso podem desenvolver empatia, compreender as dificuldades enfrentadas e aprimorar suas habilidades para lidar com o TEA em diferentes contextos.

A metodologia KWL (What I Know, What I Want to Know, What I Learned) é empregada para auxiliar os participantes na construção do conhecimento, identificando o que já sabem, o que desejam aprender e o que aprenderam ao final de cada módulo.

“Diante da familiaridade e expertise do Instituto PENSI com o autismo, estamos sendo procurados por órgãos de diferentes esferas para customização de cursos de capacitação em TEA”, afirma Fátima Rodrigues Fernandes, diretora executiva do PENSI. “A capacidade técnica dos nossos colaboradores, aliada ao potencial da nova plataforma de EAD, permite essa personalização de conteúdo e carga horária de acordo com o público-alvo, que pode ser família, profissionais da saúde ou educação, como essa primeira experiência.”

Investir na capacitação de profissionais em diferentes áreas é, sem dúvida, um investimento no futuro, na construção de um mundo onde as diferenças sejam respeitadas e valorizadas.

Por Rede Galápagos

Leia mais:

A alimentação da criança com Transtorno do Espectro Autista

“A pesquisa tem embasado nossas práticas clínicas, e hoje conhecemos muito mais sobre o autismo”

Quanto custa criar um filho com TEA

O canto do aconchego

“Muitas vezes vemos diagnósticos de alergia quando ela não existe”

“Já tem grupo de médicos que estuda a administração de medicamento para tratar o diabetes tipo 2 em crianças acima de seis anos. A obesidade é doença, sim, mas tem que ser enfrentada com educação”

“Mesmo com todo o progresso tecnológico, nenhum outro alimento substitui o leite materno”

“Convencer os médicos de que a nutrição deve ser parte integrante do cuidado com o paciente é uma luta constante”

“O exercício da hebiatria não se resume a instruir o adolescente quando ele pede uma dica de contracepção”

“Este ano, 40% dos alunos não procuraram concorrer a residências médicas, um dado alarmante”

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Valdireni Felicia da Costa Martinho Graça disse:

    Gostaria de parti ipar deste curso sou professora.

  • Luciene Silva disse:

    Boa tarde! Como se inscrever neste curso EAD?

  • Sandra Maria Fulgencio disse:

    Gostaria de saber mais sobre o de Capacitação de Análise do Comportamento Aplicado para Autistas,
    Ex:
    1. Quem pode se inscrever
    2. Onde e como se inscrever
    3. Duração
    4. Investimento
    5. Início do curso
    6 . É todo on-line?
    Etc

  • Edilene disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de obter informações sobre o curso EAD interativo de 120 horas. Não vi informações de inscrições e valores, por exemplo.

    No aguardo!
    Edilene.

  • Latife Nemetala disse:

    Boa tarde, meu nome é Latife e gostaria de informações de custo do curso EAD interativo de 120 horas para capacitação em TEA.
    Att,
    Latife Nemetala

  • Agacy Rosa Miranda da Gama disse:

    Gostaria de saber mais sobre o Curso EAD.

  • Oldir Magnani disse:

    Como fazer a matrícula no curso?

  • Márcia Cira de Oliveira Souza disse:

    Como participar? Obrigada!

  • Márcia Cira de Oliveira Souza disse:

    Uma causa que precisa ser levada a sério com políticas públicas voltada realmente para acolher os responsáveis, dos autistas. Incluindo profissionais qualificados e enganjados na causa do TEA.

  • MARTA DA SILVA DE SOUZA disse:

    Boa tarde, gosto muito do conteudos abordados no blog do instituto PENSI. Gostaria dfe informações sobre cursos EAD, já que sou estudiosa no assunto TEA, e como moro fora do grandes centros, tenho póucas oportunidades ded melhorar minha formação, sou fonoaudiologa e graduanda em pedagogia. Meus contato: 69 99252 0840 whatssapp.

  • Rivania Andrade disse:

    Como fazer o curso de forma gratuita?

  • Dayse Camilette Polonini Sotta disse:

    Boa noite.

    Me interessei pelo curso. Tem reconhecimento do MEC? É pago ou podemos fazê-lo gratuitamente?

    Aguardo retorno.

    Grata,

    Dayse

  • Evilasio dos Santos Pereira disse:

    Boa noite! Sou professor em sala de aula, no MUNICIPIL DE ANANINDEUA-PÁ. É de suma importância que saiba lidar com as crianças que tem TEA.

  • Mirian Movio disse:

    Olá boa noite quanto custa o curso sobre Autismo ?

  • Mirian Movio disse:

    Olá boa noite quanto custa o curso sobre Autismo ? De 120 h

  • Sonia Lima disse:

    Bom dia, sou Sonia e estou como voluntária presidente da Apae Santo Antonio de Jesus-BA.
    Quero aqui parabenizar toda a equipe do Pensi por ter a atitude de criar um instituto que disponibiliza tantas informações de forma gratuita.
    Estamos iniciando uma jornada de apoio e assistência as pessoas com TEA aqui na cidade do interior da Bahia e todas essas informações é de extrema relevância como um suporte para toda nossa equipe da APAE-SAJ, principalmente as cartilhas que iremos em busca de um apoiar para fazer a impressão em quantidade para orientações de profissionais voluntários e para os familiares que na maioria das vezes, chegam até nós com um laudo médico mas que não sabem o que é o TEA e nem como tratar sua fia ou filho autista.
    Queremos informação sobre a cartilha, se podemos imprimir e colocar o símbolo da APAE-SAJ ou tem algum impeditivo?

  • Wagno Alves Bragança disse:

    Prezados,
    Desejo saber como fazer o curso interativo de TEA

  • ELIZONETE RODRIGUES CAMARGO disse:

    Sou Assistente Social e gostaria de aprofundar meus conhecimentos no TEA. Pretendo trabalhar com pessoas com transtorno. Como fasso para me inscrever no curso?

  • Rose Mary Alessio Neto disse:

    Olá!
    Como posso me inscrever no curso?
    Tenho muito interesse em atuar nessa área.
    Aguardo retorno
    Muito obrigada
    Rose

  • IRACEMA MARINHO disse:

    Bom dia!

    Tenho um neto autista e gostaria de fazer a EAD de vcs!

    Att. Iracema Marinho

  • Rosangela Maria Cordeiro disse:

    Quero fazer o curso

  • Camille Wanderley disse:

    Gostaria de pode fazer essse curso EAD interativo, capacitação de 120 horas emTEA, como devo proceder. No aguardo de um retorno.

    Obrigada!

  • Marli disse:

    Gostaria de maiores informações sobre o EAD interativo para capacitação ABA

  • Eliana Aparecida Luz disse:

    Gostaria de estudar sobre o TEA e aprender mais.

  • JEANE CRISTINA DE SOUZA disse:

    Boa tarde, gostaria de maiores informações sobre o curso de Capacitação em TEA.

  • Cintia disse:

    Sou autista e mãe de autista posso fazer o curso?
    Como se inscrever?

  • juliana disse:

    Bom dia
    Gostaria de receber as informações (local de inscrição e valores) para o curso EAD interativo de 120 horas para capacitação em TEA

  • Eliane Freitas disse:

    Gostaria de informações para aquisição do curso EAD Capacitação em TEA, que me foi enviado e divulgado por email

  • Silvania disse:

    Bom dia
    Como ter acesso a esta capacitação EAD de 120horas

  • Fernanda A Nogueira de Souza disse:

    Boa noite!
    me interessei na capacitação de Análise do Comportamento Aplicado para Autistas que foi informado no site, como faço para me escrever.

  • Rosangela Jurema Guimarães disse:

    Boa noite

    Gostaria de saber mais informações sobre o curso

  • Heloísa Mara disse:

    Prezados (as), boa tarde
    Lendo as novas noticias do PENSI e desenvolvimento do autista, o curso de 120 horas ONLINE, o meu interesse é real e preciso de maiores informações.

    Att: Heloísa Mara

  • KARLA MARIA DE OLIVEIRA LADISLAU disse:

    Boa tarde! Fico muito feliz em encontrar muitas histórias e também vários desafios no desenvolvimento de inclusão no TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
    Gostaria de participar deste curso!

    • Comunicação PENSI disse:

      Olá! Agradecemos o contato.

      Ficamos muito felizes com a sua mensagem!

      Pedimos, por gentileza, que acesse o link e preencha o formulário de interesse: https://forms.office.com/r/2i1mFMf0nJ

      Após o preenchimento, entraremos em contato para as próximas turmas.

      Até lá!

      Atenciosamente,
      Instituto PENSI

  • KARLA MARIA DE OLIVEIRA LADISLAU disse:

    Boa tarde! Fico muito feliz em encontrar muitas histórias e também vários desafios no desenvolvimento de inclusão no TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Preciso de participar deste curso!

    • Comunicação PENSI disse:

      Olá! Agradecemos o contato.

      Ficamos muito felizes com a sua mensagem!

      Pedimos, por gentileza, que acesse o link e preencha o formulário de interesse: https://forms.office.com/r/2i1mFMf0nJ

      Após o preenchimento, entraremos em contato para as próximas turmas.

      Até lá!

      Atenciosamente,
      Instituto PENSI

  • NAYARA CRISTINA DA SILVA TORROGROSA disse:

    GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

    • Comunicação PENSI disse:

      Olá! Agradecemos o contato.

      Ficamos muito felizes com a sua mensagem!

      Pedimos, por gentileza, que acesse o link e preencha o formulário de interesse: https://forms.office.com/r/2i1mFMf0nJ

      Após o preenchimento, entraremos em contato para as próximas turmas.

      Até lá!

      Atenciosamente,
      Instituto PENSI

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.