Drogas, incluindo o tabaco e o álcool, estão facilmente disponíveis para crianças e adolescentes e são uma fonte de preocupação para a grande maioria dos pais que eu conheço. Uma coisa que é preciso ser dita é que, como pai, você tem um grande impacto sobre a decisão de seu filho a não usar drogas lícitas ou ilícitas.
Muito provavelmente, as crianças na escola primária ainda não começaram a usar álcool, tabaco, ou qualquer outro tipo de droga. É por isso que a escola primária é um bom momento para começar a falar sobre os perigos do uso de drogas. Prepare seu filho para um momento em que as drogas podem e serão oferecidas aos seus filhos.
Prevenção do abuso de drogas começa com os pais aprendendo a conversar com seus filhos sobre temas difíceis. Prevenção começa quando você começa a falar e ouvir o seu filho.
Ajude seu filho a fazer boas escolhas e boas amizades e ensine as maneiras diferentes de dizer “Não!”. Não há garantia de que o seu filho não vai usar drogas, mas o uso delas é muito menos provável de acontecer se você:
- Fornecer orientação e regras claras sobre não usar drogas.
- Gastar tempo com seu filho.
- Não utilizar tabaco ou outras drogas, não seja um mau exemplo.
- Se você beber, faça-o com moderação e nunca dirija depois de beber.
Quais as mensagens que suas ações e palavras estão dando para o seu filho?
Crianças notam como os pais usam álcool, tabaco e drogas em casa, na sua vida social e em outros relacionamentos. Isso inclui a forma como os pais lidam com sentimentos fortes, emoções, estresse e até mesmo pequenas dores e sofrimentos. Ter um exemplo que envia mensagens é muito importante para as crianças adquirirem segurança e responsabilidade. As ações falam mais alto que palavras. Crianças realmente observam o que os pais dizem e fazem.
Converse francamente com o seu filho sobre escolhas saudáveis e comportamentos de risco. Ouça o que seu filho tem a dizer. Fazer, falar e ouvir – quanto mais cedo, melhor! Aprenda os fatos sobre os efeitos nocivos das drogas e converse com seu filho sobre o álcool e as drogas e como atuam em seus cérebros e corpos e interferem na capacidade de aprender ou praticar esportes. Seja claro e consistente sobre as regras da família.
Não importa o que as outras famílias decidem; suas regras familiares mostram seus valores. Uma vez que é difícil escapar das mensagens encontradas na música e na publicidade, discuta com o seu filho a influência dessas mensagens sobre nós.
Usando uma mistura de elogios e críticas, você pode corrigir o comportamento do seu filho. Isso ajuda as crianças a construirem a autoconfiança e aprender a fazer escolhas saudáveis e seguras.
Leia também: Meu filho adolescente usa drogas. E agora?
Fonte: Crianças Conectadas: seguro, forte, auto-confiante (Copyright © 2006 Academia Americana de Pediatria)
As informações contidas neste blog não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 11 de julho de 2024