PESQUISAR
Quando fizemos o projeto arquitetônico do Hospital Infantil Sabará, fizemos questão de uma UTI com quartos individuais e com banheiros, para que os pais pudessem ficar com seus filhos 24 horas, se assim desejassem. Um artigo científico da revista Pediatrics publicado em outubro vem confirmar que esta é a melhor solução para recuperar as crianças gravemente doentes.
Prematuros colocados em quartos individuais em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) – em comparação com o ambiente de enfermaria – apresentaram as maiores taxas de ganho de peso, precisaram de menos procedimentos médicos e tinham melhor atenção, menores níveis de estresse e menos dor, de acordo com o estudo.
Os autores do estudo mostraram que essas melhorias foram devido a um maior apoio no desenvolvimento e envolvimento materno no ambiente de sala unifamiliar. Os autores descobriram que os níveis mais elevados de apoio no desenvolvimento em sala unifamiliar da UTIN são o que levam a um maior ganho de peso, enquanto um maior envolvimento materno levou a menos procedimentos médicos.
Este apoio ao desenvolvimento aumentou e levou a uma melhor atenção com um maior envolvimento materno, diminuindo o estresse e a dor. Desde que foi adotado o quarto individual UTIN, está associado a uma melhor recuperação infantil, reduzindo a probabilidade ou a gravidade dos prejuízos, devido ao nascimento prematuro.
Acreditamos que isto seja verdade para todas as crianças que estejam em UTI, pois o estresse sem a presença familiar próxima é maior, além de isolar o estresse de cada criança.
Leia também: Reações comuns aos pais nas UTIs
Fonte: “Single-Family Room Care and Neurobehavioral and Medical Outcomes in Preterm Infants” – Pediatrics oct. 2014
Atualizado em 11 de julho de 2024