É raro que as crianças fiquem gravemente doentes sem nenhum aviso. Dependendo dos sintomas do seu filho, você pode entrar em contato com o pediatra para um conselho. Reconhecimento e tratamento dos sintomas de forma precoce podem prevenir uma doença ou agravamento de uma lesão e a transformação do caso em uma emergência.
O que é uma emergência?
Uma emergência é quando você acredita que uma grave lesão ou doença está ameaçando a saúde da criança ou pode causar dano permanente. Nestes casos, uma criança precisa de tratamento médico de emergência imediatamente. Discuta com o médico do seu filho com antecedência o que você deve fazer e onde você deve ir em caso de uma emergência.
Emergências podem resultar de doenças médicas. Em caso de emergência, a criança pode apresentar qualquer um dos seguintes sinais:
1- Comportamento estranho ou mais retraído e menos alerta;
2- Inconsciência ou nenhuma resposta quando você fala com seu filho. Qualquer perda de consciência, confusão em curso ou piora, dor de cabeça ou vômitos após um ferimento na cabeça;
3- Convulsão;
4- Aumento do esforço ou problemas com a respiração;
5- Pele ou lábios que parecem azulados, roxos ou cinzas;
6- Rigidez do pescoço, com febre;
7- Dor persistente aumentada ou intensa;
8- Um corte grande ou profundo na cabeça, no peito ou no abdômen;
9- Sangramento que não para após a aplicação de pressão durante 5 minutos;
10- Queimadura grande ou que envolva as mãos, pés, virilha, peito ou face.
Muitas emergências envolvem lesões repentinas. Estas lesões são muitas vezes causadas pelos seguintes eventos:
1- Acidentes de bicicleta ou de carro;
2- Quedas;
3- Queimaduras ou inalação de fumaça;
4- Asfixia;
5- Afogamentos;
6- Armas de fogo ou outras armas;
7- Choques elétricos;
8- Envenenamento*.
* Veneno: ligar imediatamente se seu filho engoliu um veneno ou substância suspeita, medicamento de outra pessoa, uma bateria de botão ou um ímã – mesmo se o seu filho não tem sinais ou sintomas. CEATOX – São Paulo 0800 014 8110
Ligue para o 192 (ou o seu número de emergência local) para obter ajuda se o seu filho não está respirando, está inconsciente ou tiver uma convulsão, ou se você está preocupado que a vida dele possa estar em perigo ou se está gravemente doente ou ferido. Ligar para o médico da criança se você achar que seu filho está doente ou tem uma pergunta sobre uma lesão ou doença.
Além disso, todos os pais devem estar preparados. Parte da preparação inclui aprender CPR (ressuscitação cardiopulmonar) e primeiros socorros básicos. O Sabará Hospital Infantil ministrou aulas de capacitação para leigos durante a Semana da Saúde e pretende realizar cursos deste tipo periodicamente.
Leia também: Dez coisas que os pais devem saber antes de se dirigirem ao PS
Fontes:
- Pediatrics – July 2016 Diretrizes para Atenção à Criança do Departamento de Emergência (AAP Declaração de Política)
- Centro de Informação e Assistência Toxicológica
- http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/centro_de_intoxicacao/index.php?p=6374
As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 2 de outubro de 2024