Vendo as competições das Olimpíadas de Tóquio ou a qualquer jogo de futebol dos grandes times, me chama a atenção a quantidade de tatuagem exibida pelos atletas. Isso não é uma prerrogativa deles, mas uma tendência que se observa entre os jovens de todo o mundo. Parece que todos os jovens gostam.
Uma das coisas que mais preocupam os pais de adolescentes é o uso de tatuagens e de piercings, uma moda que nos últimos anos vem dominando os jovens atuais, a ponto de ser comum em qualquer lugar vê-los com vários destas peças e desenhos pelo corpo.
Os adolescentes fazem tatuagens por razões diferentes. A maioria deles, porque gostam do jeito que fica o seu novo visual ou porque querem dar voz à expressão. Alguns fazem para se sentirem como parte de um grupo. Em São Paulo, (a lei 9.828/97 proíbe que adolescentes com menos de 18 anos façam tatuagens e coloquem piercings) é necessário ter 18 anos ou possuir uma autorização dos pais para fazer um desenho na pele.
Se você é um adolescente, antes de decidir, você precisa saber sobre os possíveis riscos à sua saúde. E se estiver certo de que irá fazer uma tatuagem, é importante que seja feito com segurança. A tatuagem é feita com a tinta injetada na pele através de agulhas que se movem para cima e para baixo dentro de um tubo, vibrando de 50 a 3.000 vezes por minuto, causando um pequeno sangramento. Pode levar de 15 minutos a até várias sessões para fazer uma tatuagem, dependendo do tamanho e detalhes do desenho. A maioria das pessoas diz que dói para fazê-la.
Como fazer uma tatuagem com segurança?
- Um estúdio de tatuagem deve ser limpo como um consultório dentário. A área de trabalho deve ser higienizada e ter uma boa iluminação e ser autorizada para tal funcionamento;
- O equipamento deve ser esterilizado usando uma máquina chamada autoclave;
- O artista deve lavar e secar as mãos e usar um par novo de luvas;
- Agulhas novas e descartáveis devem ser usadas. O artista deve tê-las. Você pode observar se ele abre o pacote na sua frente;
- A tinta deve ser nova também, nunca usada.
- Alguém que considere fazer uma tatuagem deve certificar-se de que suas imunizações (vacinas) estão atualizadas e que não está tomando qualquer medicamento que comprometa sua imunidade.
Saiba também quais são os riscos:
1- Cicatrizes, queloides (cicatrizes salientes) permanentes;
2- Infecções bacterianas da pele;
3- Reações alérgicas a corantes (os pigmentos usados tipicamente não são regulados pelo governo);
4- Hepatites B e C, HIV / AIDS, coqueluche e tétano (hepatite B e vacinas contra o tétano estão disponíveis para ajudar a reduzir o seu risco);
5- Sangramentos;
6- Além disso, se você está descontente com sua tatuagem, depois de ter começado ou se mais tarde se arrepender, saiba que para removê-la o processo é doloroso.
Cuidados para manter sua tatuagem
Você precisa tomar um cuidado especial com sua nova tatuagem, para que o corante e design fiquem no lugar. Abaixo, algumas maneiras de cuidar do desenho:
1- Manter o curativo por 12 a 24 horas. Em seguida, lave com água morna e sabão. Todo o sangue e sabão devem ser bem enxaguados;
2- Aplique uma pomada antibiótica ou loção hidratante sem perfume 3 vezes ao dia, durante uma semana;
3- Não use vaselinas, álcool ou água oxigenada;
4- Não a exponha à luz solar direta durante 2 semanas;
5- Evite nadar, banheiras de hidromassagem, banhos demorados e de mar, por 3 a 4 semanas.
Embora a aceitação social de tatuagens e piercings tenham aumentado nos últimos anos, ainda pode haver repercussões. Em uma pesquisa americana de 2014, 76% das 2.700 pessoas entrevistadas disseram acreditar que uma tatuagem ou um piercing prejudicaram suas chances de conseguir um emprego. A taxa de complicações da colocação de tatuagens é desconhecida, mas acredita-se que seja rara. A complicação mais grave de qualquer tipo de modificação corporal é a infecção.
Se a tatuagem é feita em um menor de idade “sem o consentimento dos pais, sim, é crime: lesão corporal de natureza grave, porque resulta em deformidade permanente, conforme entendimento fixado pela 9ª Câmara de Direito Criminal do TJSP. Se feita com o consentimento dos pais, não, não é crime. Entra aqui não só o consentimento válido como o princípio da adequação social (é a mesma coisa, guardadas as devidas proporções, que a perfuração da orelha da criança)”, esse é o ensino do doutrinador Luiz Flávio Gomes.
Na maioria dos casos, os adolescentes simplesmente gostam da aparência da tatuagem ou do piercing, mas aconselho meus pacientes a conversarem sobre qualquer decisão com seus pais ou responsáveis.
Fontes
- Pediatrics September 2017
From the American Academy of Pediatrics – Clinical Report
Adolescent and Young Adult Tattooing, Piercing, and Scarification
Cora C. Breuner, David A. Levine,
- Tatuagem e Piercing – Academia Americana de Pediatria
- https://www.policiacivil.go.gov.br/artigos/tatuagem-e-crime.html