Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Temperatura do corpo e a febre

Temperatura do corpo e a febre

Temperatura do corpo e a febre

A temperatura do ser humano é constante e geralmente pouco abaixo de 37 graus centígrados. A febre é sinal de que alguma coisa está errada no organismo.

A febre acontece quando o “termostato” interno do corpo eleva a temperatura corporal acima do seu nível normal. Este termostato é encontrado em uma parte do cérebro chamada hipotálamo. O hipotálamo sabe qual temperatura seu corpo deve ter (geralmente em torno de 37°C) e enviará mensagens ao seu corpo para mantê-la dessa forma.

A temperatura da maioria das pessoas ainda muda um pouco durante o dia: geralmente é um pouco mais baixa de manhã e um pouco mais alta à noite e pode variar conforme as crianças correm, brincam e se exercitam.

Às vezes, porém, o hipotálamo pode “redefinir” o corpo a uma temperatura mais elevada em resposta a uma infecção, doença ou alguma outra causa. Por quê? Os pesquisadores acreditam que transformar o calor é a maneira do corpo de combater os germes que causam infecções e tornar o corpo um lugar menos confortável para eles.

Em crianças saudáveis, as febres geralmente não indicam nada sério. Embora possa ser assustador quando a temperatura da criança sobe, a febre em si não causa danos e pode realmente ser uma coisa boa – é, muitas vezes, a maneira do corpo de combater infecções. E nem todas as febres precisam ser tratadas. Febre alta, no entanto, pode fazer uma criança sentir-se desconfortável e trazer problemas como desidratação ou dor de cabeça.

O que fazer nesta situação? É melhor manter uma criança em casa até que a temperatura normalize. Se seu filho está desconfortável, aqui estão algumas maneiras de aliviar os sintomas:

Procure assistência médica se:

Leia também: Aprenda como tratar febre em casa e quando levar o seu filho ao hospital

Fonte: http://kidshealth.org

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 16 de outubro de 2024

Sair da versão mobile