Em São Paulo, chama-se de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) o local onde se cuida de pacientes graves que estão internados no hospital. Já no restante do país, o termo mais usado é CTI (Centro de Terapia Intensiva).
Neste mês de maio, o Hospital Infantil Sabará abre mais 6 leitos em sua UTI. No Brasil, é difícil conseguirmos números, mas a do Sabará parece ser uma das maiores UTIs pediátricas do país. Equipada com o que há de mais moderno em termos de aparelhos e contando com uma equipe multiprofissional de alto nível em todas as dimensões, ou seja, médicas, de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, nutrição, apoios psicológico e de suporte.
A filosofia de cuidado segue a do Hospital Sabará, conhecido pela sua relação humanizada entre pacientes, familiares e seu corpo técnico operacional. Os apartamentos da UTI são individuais, com banheiros próprios, com acomodação confortável para acompanhante e com a possibilidade dos pais permanecerem com a criança por 24 horas.
Leia também: A participação dos pais nos cuidados do bebê na UTI
O ambiente físico foi pensado para diminuição do estresse causado nas situações de internações graves. Conta com apoio do grupo de músicos e de contadores de histórias que podem amenizar o clima da internação.
Nossos profissionais atendem com carinho e competência tanto os casos de cirurgias complexas como as de coração, as neurológicas, ortopédicas, urológicas, e de emergências (os casos clínicos de doenças respiratórias, de hemodiálise, oncologia infantil e de pacientes complexos com doenças neurológicas e genéticas).
Atualizado em 11 de março de 2024