Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Avaliando atrasos de desenvolvimento

Avaliando atrasos de desenvolvimento

Avaliando atrasos de desenvolvimento

Ver seu filho crescer e desenvolver novas habilidades é um dos aspectos mais interessantes de ser mãe ou pai ou de quem lida com crianças. Todos os pais sofrem com a ansiedade ao acompanhar o desenvolvimento da criança, mesmo que a maioria dos pequenos tenham seus marcos do desenvolvimento no tempo correto. No entanto, os pais ficam preocupados quando uma criança não faz alguma coisa com a idade que “deveria”. É ainda pior quando um amigo ou parente está dizendo a você todas as coisas incríveis que o filho dele está fazendo e o seu não.

Todas as visitas de puericultura devem incluir perguntas específicas sobre o desenvolvimento e comportamento da criança. No mínimo, em determinados intervalos (9, 18, ​​30 e 48 meses) uma tabela de desenvolvimento formal deve ser administrada.

Essas tabelas também devem ser preenchidas sempre que há uma preocupação com o desenvolvimento, quer se trate de um dos pais ou preocupações do pediatra. Elas “olham” para todas as áreas de desenvolvimento – linguagem / comunicação, resolução de problemas, questões sociais-emocionais e habilidades motoras. Um rastreio sobre autismo deve ser realizado em todas as crianças aos 18 e 24 meses.

Ferramentas de rastreio ajudam a identificar crianças com risco de atrasos no desenvolvimento e / ou autismo:

Enquanto estas avaliações periódicas estiverem normais, você pode ter certeza que seu filho está se desenvolvendo de forma adequada.

Quando os problemas são identificados, o primeiro passo é uma referência para a intervenção precoce. A intervenção precoce no Brasil não está disponível facilmente no SUS, e mesmo na medicina suplementar não é fácil encontrar estes centros. Seu pediatra pode também submeter o seu filho a se consultar com um especialista em desenvolvimento comportamental de crianças, que pode fornecer avaliações e acompanhamento.

Como pai ou mãe, você está ensinando seu filho constantemente, mesmo que não seja consciente. Seu filho está observando cada movimento seu e imitando-o em palavras, gestos e ações. Todo o tempo, ele está ensinando, ajudando você a se tornar um pai ou mãe mais ágil e, eventualmente, trazendo-lhe fatos, músicas, aventuras e filosofias que você nunca teria encontrado sem ele.

Leia também: Novas diretrizes para definir melhor os marcos de desenvolvimento

Fonte: Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 17 de setembro de 2024

Sair da versão mobile