Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

A importância da triagem oftalmológica

A importância da triagem oftalmológica

A importância da triagem oftalmológica

Fazer a triagem oftalmológica de crianças por meio de um equipamento automatizado, que permite avaliar de modo rápido e simples, com pequena ou nenhuma intervenção da criança, pode ser um importante instrumento de ajuda e prevenção de atrasos do desenvolvimento infantil.

O papel do exame de visão é evitar fatores de risco que possam ameaçar o desenvolvimento visual, como a ambliopia, déficit neurológico que limita a capacidade de ver detalhes e que ocorre em um número estimado de 1 a 4% de crianças, e outros problemas de refração.

Enquanto os médicos podem facilmente determinar a acuidade visual em crianças mais velhas usando um gráfico de visão, é quase impossível fazê-lo de forma adequada em uma que seja menor de 3 anos de idade ou em uma mais velha que não comunica adequadamente o que ele ou ela está vendo na carta do oftalmologista.

O instrumento baseado em exames de visão – Autorefraction e Photoscreening – realiza a triagem oftalmológica, podendo ser usado em crianças de 6 meses a 3 anos para permitir a detecção precoce de condições que podem levar à ambliopia, e também nas mais velhas, que não podem ou não querem cooperar com teste de acuidade de rotina.

Os médicos devem saber como aplicar a tecnologia de forma adequada para uma triagem automatizada da visão, que é caro e, nem sempre, devidamente reembolsado.

Leia também: Cuidando dos olhos do seu filho

Fonte: Instrument-Based Pediatric Vision Screening Policy Statement

Atualizado em 15 de abril de 2024

Sair da versão mobile