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Durante a vida do sujeito humano diversas etapas são necessárias para o desenvolvimento saudável, como a maturação cognitiva, física e emocional. Suas capacidades vão se aprimorando de acordo com as oportunidades de aprendizado propostas.
A primeira infância é um período de abertura avantajada para a aquisição de novas habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências inéditas. Nesse período de zero a seis anos os circuitos cerebrais estão se desenvolvendo e criando capacidades que serão a base para o aperfeiçoamento de habilidades futuras mais complexas.
O espaço onde a criança está inserida tem grande influência na maneira como ela se desenvolve, podendo proporcionar aprendizado ou falta de progresso. O ambiente saudável é aquele que possibilita a criança alcançar vivências pertinentes a cada etapa do seu desenvolvimento.
No entanto podem haver algumas dificuldades ao longo do crescimento, e o psicólogo infantil pode trazer estratégias e alternativas para o aperfeiçoamento do desenvolvimento infantil e relações familiares.
Essas dificuldades podem estar relacionadas a comportamento atípicos, como o excesso de timidez, falta de atenção, intensa agitação, choro excessivo, demorar para falar ou andar, ter dificuldade para aprender as disciplinas escolares, comportamento agressivo consigo e com outras crianças, urinar na cama, automutilação, demonstrar muita carência e querer ficar constantemente perto dos pais, dificuldade para se relacionar entre outros e rejeitar uma pessoa específica.
Nesses casos é realizado uma avaliação psicóloga com o intuito que fazer um levantamento da queixa através de instrumentos previamente validados e assim compreender quais os gatilhos e motivações que levam a tal conduta.
Posteriormente, inicia-se um processo de intervenção através de sessões lúdicas que trazem o encolhimento e posterior ocultação dos sintomas psíquicos negativos. Durante o processo terapêutico, a família é chamada para reorganizar suas condutas e hábitos domiciliares. Isso porque o sintoma psíquico na infância é muitas vezes o reflexo da estrutura familiar.
O psicólogo também presta suporte aos professores, orientando sobre a melhor conduta de aprendizado em relação a aquela criança em específico. No âmbito escolar, trabalha com a compreensão da origem dos problemas escolares e a partir dessa análise delineia estratégias educativas em conjunto com os professores e coordenação.
O trabalho do psicólogo é também relevante no desenvolvimento de padrões de enfrentamento. A terapia na infância auxilia nas percepções dos sentimentos e a saber como lidar com eles, é levantado alternativas de como enfrentar as inseguranças, medos, ansiedades, carência entre outros.
Por meio da brincadeira a criança demonstra para o psicólogo suas memórias e experiências anteriores. A criança projeta nos brinquedos e em sua maneira de brincar suas fantasias e interesses, influenciados pela sua relação com seus pais. Em suma, a criança representa no seu brincar o mundo que conhece. E também através do brincar o psicólogo faz sua intervenção encorar a expressão da criança sobre o que sente, eleva a autoestima, facilita a compreensão dos próprios sentimentos e desenvolve a habilidade de lidar com frustrações.
Portanto o psicólogo tem uma atuação de acompanhar o desenvolvimento e propor intervenções terapêuticas quando necessário. Trabalha e vê a criança com uma visão integrativa entre a família, a escola e o psiquismo infantil.