A Academia Americana de Pediatria alertou contra a “televisão de fundo”, especialmente em casas com crianças menores de 2 anos de idade, porque pode prejudicar o funcionamento cognitivo delas.
No novo estudo “Televisão de fundo em lares de crianças americanas” os pesquisadores coletaram informações por telefone com 1.500 famílias nos EUA. O objetivo da entrevista foi acompanhar a exposição das crianças à “televisão de fundo” (ou aquela criança que fica em um ambiente onde tem uma TV ligada) em um dia típico. O pesquisadores descobriram que, em média, as crianças americanas com idade entre 8 meses a 8 anos ficam expostas a quase 4 horas de “televisão de fundo” durante um período de 24 horas.
Em média, as crianças mais jovens e afro-americanas são expostas à televisão por 5,5 horas por dia e as que pertencem às famílias mais pobres ficaram diante do aparelho cerca de 6 horas por dia. As crianças de famílias que deixaram a televisão ligada quando ninguém estava assistindo e as que tinham o aparelho no quarto foram expostas por um tempo ainda maior.
O estudo estabelece uma presença muito grande da TV nos lares norte-americanos com relação às crianças. Os autores do estudo sugerem tentativas de reduzir a “televisão de fundo” por meio de medidas simples, tais como:
1. Desligar a TV quando ninguém está assistindo ou em horários-chave, como antes de dormir e durante as refeições;
2. Não ter TV nos quartos para facilitar o convívio social;
3. Limitar o tempo de TV conforme a faixa etária.
4. Não incentivar a TV antes dos 2 anos.
Fonte: Background Television in the Homes of U.S. Children (Novembro, 2012 – Pediatrics)
Leia também: Pausa para refeição diante da TV
Leia também: Há relação entre as mídias e o sono infantil?
Atualizado em 12 de abril de 2024