PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Água com açúcar funciona?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Água com açúcar funciona?

Água com açúcar funciona?

07/07/2015
  4943   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Quem não ouviu de pessoas mais velhas a sugestão de dar água com açúcar para aliviar a dor, acalmar as crianças e até mesmo para adultos? Nossos avós, com sua sabedoria prática e empírica, estavam certos, pelo menos pelo que apresenta um trabalho da revista Pediatrics. Outros vários estudos também confirmam a eficácia de um pouco de água com açúcar e um colo.

Recém-nascidos saudáveis submetidos a vários procedimentos dolorosos menores, tais como exames de sangue e imunizações, mostraram que a sacarose pode ajudar a aliviar a dor experimentada durante esses procedimentos. Isto é visto em muitos estudos médicos.

Um novo estudo, “A sacarose e calor para analgesia em recém-nascidos saudáveis: um ensaio clínico randomizado”, examinou se a adição de calor radiante ajudou a reduzir a dor. Os autores descobriram que os recém-nascidos que receberam a sacarose e o calor radiante choraram e fizeram uma careta em 50% menos tempo do que o grupo que recebeu apenas sacarose. Eles também tinham frequências cardíacas mais baixas e variabilidade da frequência cardíaca.

Os autores apontam que o calor radiante é facilmente disponível nos berçários de recém-nascidos e que simplesmente usando o calor, juntamente com sacarose, é possível aliviar significativamente a dor infantil resultante de procedimentos menores. Como nossos avós sabiam, um colinho quente e um pouco de água com açúcar podem fazer milagres.

Leia também: Charutinho do bebê

Fonte: Pediatrics march 2015: Article: “Sucrose and Warmth for Analgesia in Healthy Newborns: An RCT”

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 9 de agosto de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.