PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Alimentação no inverno: dicas saudáveis para a família toda
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Alimentação no inverno: dicas saudáveis para a família toda

Alimentação no inverno: dicas saudáveis para a família toda

14/07/2022
  312   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em cada estação do ano, há hábitos e costumes alimentares diferentes. Assim como o verão tem cara de refresco, a chegada do inverno também traz alimentos que dão aconchego à estação.

O fato é que os adultos buscam um chocolate quente, sopa ou chá para se aquecerem, mas e para as crianças? A chegada do inverno pode ser sim o momento para incluir novos alimentos na rotina alimentar da família. A partir de um aninho, a criança já participa mais das refeições familiares e pode também aproveitar os alimentos da safra, como o gengibre e o abacate.

O gengibre é popularmente utilizado em preparações de bebidas típicas nas atividades juninas e o seu chá dá a sensação de aquecimento e leve ardor. O gengibre está entre as especiarias mais saudáveis e saborosas e com inúmeros benefícios na área da saúde, podendo amenizar desconfortos gastrointestinais. Pode ser utilizado na culinária fresco, ralado, em molho ou no tempero de carnes assadas no formato de pó.

Outra fruta que vale ter no dia a dia do inverno para que as crianças sejam motivadas a comer é o abacate. Estudos têm demonstrado os benefícios do abacate associado a uma dieta balanceada, principalmente, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração. O abacate pode ser consumido como lanche, batido no leite ou com iogurte. Pode ser misturado com leite em pó para fazer em forma de creme e oferecer para criança já a partir do seu primeiro ano de vida.

O abacate também pode ser consumido como preparação salgada, conhecida como guacamole. É muito simples: basta amassar o abacate com meio limão espremido, tomate picadinho e uma pitada de sal. O gengibre pode ser misturado ralado no tempero do guacamole. Esta preparação é ótima para ser usada como molho de salada ou mesmo como recheio de torradas. Aproveite e com apetite!

Fontes:

Sousa, L. S. de ., & Proença, D. C. (2021). OS BENEFÍCIOS DO GENGIBRE PARA A SAÚDE HUMANA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 31. https://doi.org/10.51189/rema/1620

Duarte, Patrícia Fonseca, et al. “Abacate: Características, benefícios à saúde e aplicações.” Ciência Rural 46.4 (2016): 747-754.

Priscilla Maximino

Priscilla Maximino

Nutricionista do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI. Possui mestrado em Ciências com ênfase em obesidade pela Unifesp e pós-graduação em Pesquisa Clínica, além de formação internacional em Alimentação Infantil. Docente do curso de pós-graduação lato senso do Hospital Israelita Albert Einsten.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.