Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Alimentos orgânicos para crianças

Alimentos orgânicos para crianças

Alimentos orgânicos para crianças

No mundo atual, cada vez mais as pessoas dos grandes centros urbanos se alimentam ou de produtos industrializados ou cultivados e criados em grandes fazendas industriais. Sempre nos questionamos sobre a qualidade desses alimentos para nós e para nossas famílias, principalmente para crianças, em relação aos alimentos orgânicos.

No relatório da Academia Americana de Pediatria, mostrado no Congresso de outubro de 2012 em New Orleans, onde estivemos presentes, cita-se uma menor quantidade de pesticidas em produtos orgânicos e um risco potencialmente menor de exposição às bactérias resistentes aos medicamentos. O documento diz que o mais importante para as crianças é comer uma grande variedade de produtos, seja convencional ou orgânico.

Os pais sabem que é importante para as crianças uma alimentação com grande variedade de frutas e vegetais, produtos com baixo teor de gordura e cereais integrais. Mas é menos claro se vale a pena gastar o dinheiro extra em alimentos orgânicos e se isto vai trazer um benefício significativo para a saúde de seus filhos.

Para oferecer orientação aos pais – e aos pediatras que cuidam da saúde de seus filhos – a Academia Americana de Pediatria realizou uma ampla análise das evidências científicas em torno de produtos orgânicos, produtos lácteos e carne.

A conclusão é variada: enquanto alimentos orgânicos têm as mesmas vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas, lipídios e outros nutrientes que os alimentos convencionais, eles também têm níveis mais baixos de pesticidas. Animais criados organicamente são menos suscetíveis à contaminação por meio de bactérias resistentes aos medicamentos, porque as regras da agricultura biológica proíbem o uso não-terapêutico de antibióticos.

No entanto, em longo prazo, não há evidência direta de que um consumo de dieta orgânica leva à melhoria da saúde ou menor risco de doenças. No entanto, não há grandes estudos realizados em humanos que abordam especificamente essa questão.

O mais importante é que as crianças tenham uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura ou sem gordura, independentemente de serem alimentos convencionais ou orgânicos. Esse tipo de dieta traz benefícios comprovados à saúde.

Muitas famílias têm um orçamento limitado e nós não orientamos que elas escolham consumir quantidades menores de alimentos orgânicos, que são mais caros, reduzindo assim o consumo geral de alimentos saudáveis​.

Leia também: Diferenças entre alimentos orgânicos, naturais e saudáveis

Fonte: relatório AAP, Alimentos Orgânicos: Saúde e Ambiental Vantagens e Desvantagens, lançado na Conferência Nacional AAP & Exhibition, em Nova Orleans. Ele será publicado na edição de novembro de 2012 da Pediatrics (publicado on-line 22 de outubro).

Atualizado em 10 de abril de 2024

Sair da versão mobile