O coração do meu filho bate muito rápido. Será que ele tem um batimento cardíaco irregular? A taxa de batimento cardíaco do seu filho normalmente irá variar em algum grau. Febre, choro, exercício ou outra atividade vigorosa faz qualquer coração bater mais rápido. E quanto mais nova a criança, maior é a taxa normal do batimento cardíaco.
A frequência cardíaca de repouso de 130 a 150 batimentos por minuto é normal para um recém-nascido, mas é muito rápida para uma criança de seis anos de idade em repouso. Em um adolescente muito atlético, uma frequência cardíaca de repouso de 50 a 60 batimentos por minuto pode ser normal.
O ritmo ou batida regular do coração é mantido como um pequeno circuito elétrico que percorre nervos das paredes do coração. Quando o circuito está funcionando corretamente, o batimento cardíaco é bastante regular; mas quando há um problema no circuito, o batimento cardíaco fica irregular, ou arrítmico. Algumas crianças nascem com anormalidades neste circuito do coração, mas arritmias também podem ser causadas por infecções ou desequilíbrios químicos no sangue. Mesmo em crianças saudáveis, pode haver outras variações do ritmo dos batimentos cardíacos, incluindo mudanças que ocorrem apenas como resultado da respiração. Tal variação é chamada de arritmia sinusal, e não requer uma avaliação ou tratamento especial porque é considerada normal.
As chamadas extra sístoles são uma outra forma de ritmo irregular, que não requer nenhum tratamento. Se estes ocorrem em seu filho, ele poderia dizer que seu coração “deu um salto”, ou fez um “flip-flop.” Normalmente, estes sintomas não indicam a presença de doença cardíaca significativa.
Se o pediatra diz que seu filho tem uma verdadeira arritmia, isso poderia significar:
- Que seu coração bate mais rápido do que o normal (taquicardia)
- Muito rápido (fibrilação), rápida e sem regularidade (atrial)
- Mais lento do que o normal (bradicardia)
- Que tem extra-sístoles
Embora as verdadeiras arritmias não sejam muito comuns, elas ocorrem e podem ser graves. Em raras ocasiões, podem causar desmaios ou até mesmo insuficiência cardíaca. Felizmente, podem ser tratadas com sucesso, por isso é importante detectar arritmias o mais cedo possível.
Se o seu filho tem uma verdadeira arritmia, seu pediatra provavelmente vai descobrir durante uma visita de rotina. Se houver sinal de arritmia, o pediatra irá realizar exames adicionais e talvez encaminhar para um cardiologista pediátrico. No processo, os médicos podem fazer um eletrocardiograma (ECG), para melhor distinguir uma arritmia sinusal normal de uma verdadeira arritmia. Batimentos cardíacos anormais podem ocorrer em momentos imprevisíveis, muitas vezes, não quando o ECG está sendo realizado. Nesse caso, o cardiologista pode sugerir que o seu filho leve um pequeno gravador portátil que grava continuamente seus batimentos cardíacos durante um período de um a dois dias. Durante este tempo você vai ser convidado a manter um registro de atividades e sintomas do seu filho. Ocasionalmente, batimentos cardíacos irregulares irão ocorrer apenas durante o exercício. Se esse é o caso com o seu filho, o cardiologista pode pedir o exame durante algum exercício como andar de bicicleta ou correr em uma esteira enquanto seu batimento cardíaco está sendo gravado. Quando a criança tem idade suficiente para participar de esportes, pergunte ao seu pediatra se quaisquer testes ou restrições especiais são necessários.
Fonte: Cuidados com o Bebê e a Criança: Birth to Age 5 (Copyright © 2009 Academia Americana de Pediatria)
As informações contidas neste, site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 18 de julho de 2024