
Dicas para a hora de dormir
14 —A realidade sobre os hábitos das crianças é que, muitas vezes, podem ser difíceis de quebrar, mas não impossíveis. Tirar um hábito pode gerar a necessidade de você encontrar algo para tomar seu lugar. No caso da mamadeira ou da chupeta, por exemplo, a única certeza é que não temos a intenção de deixar a criança de mãos vazias depois de tirar sua principal fonte de conforto para dormir.
As quatro dicas que apresentamos aqui para a hora de dormir irão fornecer um substituto calmante que tem provado ser uma das nossas rotinas mais testadas e verdadeiras para o sucesso na hora de dormir, tanto para bebês como para crianças mais velhas.
Banhos mornos são uma maneira suave, higiênica, relaxante e decisiva de separar as atividades do dia e da noite.
Escovar os dentes – uma escova de dentes (ou pano ou gaze) deve ser a última coisa que vai à boca do seu bebê durante a noite (exceto, talvez, uma chupeta limpa).
Livros – nada mais adequado do que livros na hora de dormir, pois podem servir como a sugestão perfeita de que é hora de cuidar-se e ir dormir. Este é um hábito saudável para toda a vida.
O uso de medicamentos ou substâncias que fazem as crianças terem sono não se justifica e é contraindicado. É difícil forçar uma criança a adormecer. Sugerimos que você tente a implementação de uma rotina de tempo para o seu filho para se preparar para ir pra cama. Uma vez que você preparou o banho, a escovação e livros, isso irá sinalizar a hora de dormir e você deve apenas deixar sua criança adormecer de forma independente.
Leia também: Ajudando sua criança a formar bons hábitos de sono
Fonte: Food Fights, 2nd Edition (Copyright © 2012 American Academy of Pediatrics) Autor Laura A. Jana, MD, FAAP e Jennifer Shu, MD, FAAP
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 10 de setembro de 2024
Dr. José Luiz Setúbal
(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.