PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A Ginástica Artística Infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A Ginástica Artística Infantil

A Ginástica Artística Infantil

28/03/2013
  18414   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Por mais que soe prejudicial à saúde, essa modalidade esportiva favorece a coordenação motora e a disciplina

ginástica artística infantil

A ginástica artística infantil é um esporte emocionante e belo. Requer de quem a pratica determinação, coragem, graça, domínio do corpo e rapidez de movimentos. O conjunto de exercícios corporais realizados no solo ou com o auxílio de aparelhos é utilizado com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc. A prática da ginástica auxilia no aumento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade, concentração, ritmo, força e graça. Além disso, requer disciplina e atenção. É uma modalidade que pode ser praticada desde os pequeninos até os mais velhos.

Quando Introduzir as Crianças na Ginástica Artística

A ginástica artística infantil pode ser iniciada a partir dos dois anos de idade. Nessa fase, a proposta deve ser extremamente lúdica. As aulas devem ter no máximo 30 minutos de duração, duas vezes por semana, e é preciso levar em conta o nível de concentração infantil. Devem predominar os circuitos, incluindo exercícios de rolamentos, saltos, escaladas, corridas, exercícios de equilíbrio, entre outros. No final da aula, torna-se imprescindível a brincadeira, como por exemplo, a pipoquinha na cama elástica.

A partir dos 4 anos, as aulas podem aumentar de duração, mas não devem exceder os 45 minutos. Os circuitos continuam sendo a melhor opção, assim como as brincadeiras no final da aula.

Até os dez anos de idade, ocorre a fase de iniciação. Nessa fase, o objetivo jamais deve ser competitivo e sim lúdico e exploratório. É justamente nessa fase em que a criança começa a ter os primeiros contatos com os aparelhos da ginástica. Ocorre assim, por parte dela, a descoberta do que é a ginástica e o gosto pela modalidade em si. O papel do professor torna-se fundamental na motivação dos alunos.

A fase de treinamento intensivo dessa modalidade começa a partir dos 12 anos, mas, apenas com 15 anos, é que começam os treinamentos de alto nível, onde o atleta deve buscar sua maior autonomia e desenvolver ao máximo sua performance.

Ginástica Artística Dificulta o Crescimento das Crianças?

Muitos pais me perguntam se é verdade que a ginástica dificulta o crescimento das crianças. Na verdade, não. Isso é um mito que se criou por predominarem atletas de baixa estatura nessa modalidade esportiva. Há muitos anos, quando a Rússia tornou-se uma potência nos esportes, foram lançadas atletas de ponta que utilizavam medicamentos para inibir a menstruação, bem como para retardar o crescimento. E por quê?

Porque, quanto menor e mais leve o atleta é, mais facilmente executa seus movimentos, realizando-os com mais agilidade, graça e leveza. Esse fato fez com que a ginástica ficasse conhecida como o “esporte que não deixa as crianças crescerem”. Mas a ginástica artística não precisa ser praticada apenas por atletas. Ela traz tantos benefícios que deveria ser praticada por todas as crianças na fase escolar, sejam meninas ou meninos.

Aulas de 45 a 60 minutos, realizadas duas a três vezes por semana, não são prejudiciais ao crescimento. Ao contrário, estimulam o desenvolvimento motor da criança de maneira global. No final das contas, dentre tantas crianças praticantes dessa modalidade, poucas se tornarão uma Daiane dos Santos.

assinatura-maria

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Ana Julia disse:

    olá, quanto eu pago para fazer aula

  • Fernanda disse:

    Minha filha tem 2 anos e tenho vontade de coloca-la na ginástica rítmica, onde encontro locais em SP que oferecem aulas para crianças? Obrigada!

  • josiane ferreira disse:

    ola! queria coloca minha filha na ginastica olimpica queria saber mas informação ..

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Josiane, recomendamos que procure uma escola ou academia e tire todas as suas dúvidas. Certamente, colocar as crianças para fazer quaisquer atividades é sempre recomendável, mas para sanar suas dúvidas é melhor que busque especialistas. Abraços.

  • Ruteru disse:

    Olá!

    Gostaria de saber se vc tem algum lugar pra indicar ginástica ritmica para minha filha de 6 anos, aqui em São Paulo.
    Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Ruteru. Por ser um hospital, nós da equipe Sabará não temos conhecimento das escolas de ginástica rítmica da cidade. Sugerimos que faça uma pesquisa com conhecidos ou até mesmo através de sites de busca para localizar uma escola que atenda sua necessidade, abraços.

  • ana disse:

    Tenho uma filha de 8 anos que irá fazer 9 anos moro em Diadema procimo ao Zoológico gostaria de saber aonde poderia por minha filha fazer ginástica olimpica gratuitamente por favor alguém poderia me informar o lugar mais próximo da minha casa.

    Grata.

  • Rayssa Paladino disse:

    Olá , eu sempre tive curiosidade para fazer ginastica artística mas nunca tive uma oportunidade ,e agora que tenho , tenho medo de estar tarde, queria saber até que anos se pode entrar em aulas de ginastica artística e se tem alguma altura limite também , bjs

  • Mycaella disse:

    Ola quanto que custa a escolinha

  • carlos disse:

    Minha filha de 10 anos faz ginastica em cama elastica no Minas tenis clube. Alguns amigos me falam para retira-la da ginastica pois pode prejudicar o crescimento ou lesionar a coluna. Isso é verdade?

    Obrigado

  • Adriana Santos disse:

    Como distinguir se meu filho ou filha terá aptidão pra esse esporte

  • Nicole rose disse:

    Oi gostaria de saber se uma menina de 12 quase 13 anos pode começar a fazer ginástica pela primeira vez ? Obrigada

    • Sabará Hospital Infantil disse:

      Olá! Sugerimos uma consulta com o pediatra, pois ele poderá avaliar pessoalmente e dizer se ela está apta à prática de esportes.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade