Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Atividade física melhora o aproveitamento em Matemática e Linguagem

Desde a Grécia clássica quando se dizia “Mente sã num corpo são”, a humanidade sabe do bem que a atividade física faz para a saúde.

O estudo, ” Physically Active Math and Language Lessons Improve Academic Achievement: A Cluster Randomized Controlled Trial”, da edição de março 2016 de Pediatrics, examinou se a adição de atividade física pode ajudar as crianças a aprenderem melhor matemática e ortografia. E mais uma vez se comprovou a sabedoria dos gregos antigos.

Pesquisadores na Holanda trabalharam com 500 crianças do segundo e terceiro grau (ensino básico e médio). Eles foram colocados em dois grupos; um continuava com aulas normais, enquanto o outro participava do programa “Fit & Vaardig” – uma série de aulas em que o exercício físico é usado para ensinar matemática e linguagem.

Depois de dois anos, as crianças do grupo Fit & Vaardig mostraram maiores ganhos em matemática e os resultados dos testes de ortografia padronizada em comparação com as crianças do grupo controle. De fato, os aumentos de contagens foram iguais a quatro meses mais de aprendizagem em comparação com o grupo de controle. Não foram encontradas diferenças no teste de leitura.

Os autores concluem que as lições de ensino fisicamente ativas melhoram as habilidades de matemática e ortografia e oferecem uma nova forma promissora de ensino.

No nosso blog temos vários artigos que dão boas informações sobre a importância da atividade física, dê uma olhada aqui.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics março de 2016 –

Physically Active Math and Language Lessons Improve Academic Achievement: A Cluster Randomized Controlled Trial

Marijke J. Mullender-Wijnsma, Esther Hartman, Johannes W. de Greeff, Simone Doolaard, Roel J. Bosker, Chris Visscher

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

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