Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Chupeta e as necessidades do bebê

Chupeta e a necessidade de sugar do bebê

Chupeta e a necessidade de sugar do bebê

Todos os bebês nascem com a necessidade de sugar. Isto é importante porque os bebês precisam do reflexo de sucção para comer e beber. Sugar, para alguns bebês, também pode ter um efeito calmante e relaxante. Isto é outro assunto polêmico em pediatria.

O que eu preciso saber antes de oferecer uma chupeta?

Se seu bebê quer sugar além do que a amamentação fornece, uma chupeta pode satisfazer essa necessidade. Mas, antes de oferecer a chupeta, tenha as seguintes dicas em mente:

  1. Oferecer a chupeta após mamar e na hora de dormir. Isso ajuda a reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil. Se você está amamentando, espere cerca de 3 a 4 semanas para que o processo esteja funcionando bem.
  2. Não use uma chupeta para substituir ou atrasar as refeições. Ofereça apenas quando tiver a certeza que seu bebê não está com fome.
  3. Não force o seu filho a usar a chupeta se ele não quiser.
  4. Nunca amarre a chupeta no berço, em volta do pescoço ou na mão da criança – é muito perigoso e pode causar ferimentos graves ou mesmo a morte.
  5. Esteja preparado para a noite de vigília. Se o seu filho depende de uma chupeta para dormir à noite, ele pode acordar quando a chupeta cai.

O que devo ter em mente ao comprar uma chupeta?

Chupetas têm tamanhos diferentes. Você também vai encontrar uma variedade de formas de bicos, inclusive versões “ortodônticas”. Experimente diferentes tipos até encontrar aquele que o seu bebê prefere.

  1. Procure por um modelo de uma peça que tenha um bico macio (esteja atento: alguns modelos podem quebrar em duas partes).
  2. A placa deve ser de pelo menos 5 cm de diâmetro para que um bebê não possa colocar toda a chupeta na boca. Além disso, deve ser feita de plástico firme com respiradouros.
  3. Siga as instruções sobre a chupeta e lembre-se de fervê-la. Limpe-a frequentemente, para que seu bebê não esteja exposto a germes. No dia-a-dia você pode lavar com sabão e enxaguar em água limpa.
  4. Tenha chupetas extras, pois, muitas vezes, elas caem e se perdem.
  5. Não use o bico de uma mamadeira como chupeta. Se o bebê suga com força, o bico pode se soltar e sufocá-lo.

Leia também: Como dar o adeus à chupeta?

Fonte: Polegares, dedos e chupetas (Copyright © 2006 Academia Americana de Pediatria, Atualizado 3/2012)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 26 de agosto de 2024

Sair da versão mobile