
Blog Saúde Infantil
Chupeta e as necessidades do bebê
Se seu bebê quer sugar além do que a amamentação fornece, uma chupeta pode satisfazer essa necessidade. Mas, antes de oferecer a chupeta, tenha as seguintes dicas em mente:
- Oferecer a chupeta após mamar e na hora de dormir. Isso ajuda a reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil. Se você está amamentando, espere cerca de 3 a 4 semanas para que o processo esteja funcionando bem.
- Não use uma chupeta para substituir ou atrasar as refeições. Ofereça apenas quando tiver a certeza que seu bebê não está com fome.
- Não force o seu filho a usar a chupeta se ele não quiser.
- Nunca amarre a chupeta no berço, em volta do pescoço ou na mão da criança - é muito perigoso e pode causar ferimentos graves ou mesmo a morte.
- Esteja preparado para a noite de vigília. Se o seu filho depende de uma chupeta para dormir à noite, ele pode acordar quando a chupeta cai.
- Procure por um modelo de uma peça que tenha um bico macio (esteja atento: alguns modelos podem quebrar em duas partes).
- A placa deve ser de pelo menos 5 cm de diâmetro para que um bebê não possa colocar toda a chupeta na boca. Além disso, deve ser feita de plástico firme com respiradouros.
- Siga as instruções sobre a chupeta e lembre-se de fervê-la. Limpe-a frequentemente, para que seu bebê não esteja exposto a germes. No dia-a-dia você pode lavar com sabão e enxaguar em água limpa.
- Tenha chupetas extras, pois, muitas vezes, elas caem e se perdem.
- Não use o bico de uma mamadeira como chupeta. Se o bebê suga com força, o bico pode se soltar e sufocá-lo.
Dr. José Luiz Setúbal
(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.
#bebe #chupeta #chupetas #sugar #sucção