PESQUISAR
Pesquisa Clínica
Qualquer investigação em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) e/ou identificar reações adversas ao produto(s) em investigação com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia. (EMEA, 1997).
Fase I: Estudos geralmente conduzidos em voluntários sadios com o principal objetivo de obter dados de segurança (observar os eventos adversos), potencial dose e farmacocinética (metabolização e excreção).
Fase II: Estudos com foco em obter dados de eficácia e dados adicionais de segurança e de confirmação da(s) dose(s) terapêutica(s).
Fase III: Estudos com o objetivo de obter dados adicionais para confirmar a segurança e a eficácia em diferentes tipos de população e dosagens, usando a combinação e/ou comparação com medicamento já aprovados no mercado (comparadores).
Fase IV: Estudos conduzidos após o medicamento ser aprovado pela Autoridade Regulatória para comercialização no país. Obtém dados mais amplos sobre segurança, eficácia (dose-resposta) e interações medicamentosas. Conduzidos em um grupo maior ainda de pacientes doentes, apenas para a indicação aprovada.
Pesquisas em parcerias com laboratórios farmacêuticos
Para o desenvolvimento de novos medicamentos/ dispositivos médicos e diagnósticos. Saiba mais sobre estas pesquisas na seção “Estudos com medicamentos“.
Estudos em andamento
Estudos finalizados
Estudos em andamento
Estudos finalizados
Estudos em andamento
Estudos finalizados – NA
Estudos em andamento
Estudos finalizados – NA
Estudos em andamento
Estudos finalizados – NA
Estudos em andamento
Estudos finalizados – NA
Estudos em andamento
Estudos finalizados
NA
Estudos em andamento
NA
Estudos finalizados
Projetos Institucionais
Institucionais: Desde o início das atividades do Centro de Pesquisa em 2011 a instituição tem sido campo para pesquisadores internos e externos. Os objetivos das propostas de projetos recebidas envolvem além do estudo de condições que afetam a população pediátrica nas diversas especialidades, o estudo de características e fatores de risco relacionados aos familiares dos pacientes e funcionários que atuam na instituição. Para nortear as pesquisas da instituição foram criados 06 Núcleos de Pesquisa Institucional focados em áreas prioritárias para o desenvolvimento de pesquisas em saúde infantil. Saiba mais sobre as pesquisas realizadas por estes núcleos na seção de “Núcleos de Pesquisa”.
Este estudo acontece em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo- ICB/ USP.
PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Vigência: junho/2016 a junho/2020.
PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Vigência: A ser definido.
Este estudo acontece em parceria com a fundação Tide Setúbal. Vigência: março/2018 a maio/2019
O Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), instituído pela Lei nº 12.715/2012, foi desenvolvido para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da pessoa com deficiência. O intuito é ampliar a oferta de serviços e expandir a prestação de serviços médico-assistenciais; apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos – em todos os níveis; e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas.
Novos defeitos genético-moleculares relacionados a deficiência física, deficiência intelectual e transtornos do espectro autista associados a imunodeficiências congênitas
Projeto incentivado pelo PRONAS, sob a coordenação da Dra. Fátima Rodrigues Fernandes e suporte científico do Prof. Dr. Antonio Condino Neto do ICB-USP. O projeto tem como objetivo detectar, precocemente, através de triagem neonatal, e diagnóstico especializado pós-natal, indivíduos portadores de síndromes genéticas que incluem deficiência física, intelectual, malformações e transtornos do espectro autista associadas com imunodeficiências primárias e aumentar o diagnóstico destas síndromes, por meio de ensaios funcionais e genéticos que não são oferecidos pelo serviço público de saúde no país, aprimorando assim, o prognóstico e tratamento destas crianças.
O projeto tem como meta analisar 24.000 amostras de crianças oriundas de todo Brasil em parceria com diversas maternidades durante 24 meses.
Com esse estudo pretendemos contribuir para o avanço do conhecimento sobre síndromes genéticas investigando sua incidência, prevalência, espectro clínico, mecanismos patológicos e defeitos genético-moleculares, trazendo perspectivas para o desenho de novas terapias dessas doenças. Num país grande, populoso, altamente miscigenado como o Brasil, há pouca ou nenhuma informação sobre este assunto.
Detecção e intervenção precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social, através de rastreio ocular (eye tracking) e método da Análise Aplicada do Comportamento (ABA).
Foi aprovado recentemente, um novo projeto incentivado pelo PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) – Ministério da Saúde intitulado: “Detecção e intervenção precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social, através de rastreio ocular (eye tracking) e método da Análise Aplicada do Comportamento (ABA)”.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa do neurodesenvolvimento, que compromete, em diferentes níveis, duas áreas: comunicação social e comportamento. Diagnosticar o atraso do neurodesenvolvimento, incluindo crianças com TEA, é um desafio na primeira infância, pois, os sinais são mais sutis nesta fase.
Neste estudo, serão avaliadas 1055 crianças de zero a quatro anos frequentadoras de sete Centros de Educação Infantil (CEIs) da Zona Sul de São Paulo, que passarão por uma avaliação médica e psicológica. As crianças que forem identificadas com TEA serão monitoradas durante oito meses, e ao mesmo tempo, os educadores serão treinados para identificar e acompanhar alunos com suspeita deste diagnóstico.
Desta forma, a natureza inovadora do nosso projeto alinha tecnologia de alta sensibilidade para a educação continuada das famílias, cuidadores e capacitação de educadores, além de proporcionar o diagnóstico precoce dessas crianças.
Patrocinadores:
![]() |
![]() |