PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Ensino Cursos e Eventos Diálogos de Humanidades
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Diálogos de Humanidades

Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Diálogos de Humanidades

Pode uma conversa informal sobre humanidades ao redor de uma mesa contribuir para a formação de um profissional da saúde? Essa é a nossa aposta.

Às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, nos reunimos para conversar sobre arte, filosofia e cinema. Nada a ver com saúde? Talvez, tudo a ver: através de um diálogo intenso com as obras de pensadores e artistas do passado e do presente, os Encontros de Aprimoramento Cultural e Filosófico procuram dirigir nosso olhar para o interior do ser humano, a fim de que possamos assim compreender um pouco melhor a estrutura e as motivações profundas do seu comportamento.

Essa atividade é promovida pelo Centro de Ensino e Educação Continuada do Instituto PENSI, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES). Os interessados em participar dos encontros podem escrever para o seguinte endereço: gefis.neh@gmail.com 

Agenda de encontros:

Mês Novembro
Data 06/11/19
Data 13/11/19
Mês Dezembro
Data 04/12/19
Data 11/12/19

Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (GEFIS)

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) possui, desde Março de 2018, um Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (GEFIS). O GEFIS possui como atividade central a discussão livre de questões ligadas à filosofia da saúde, especialmente ética e bioética. Questões associadas à saúde das crianças e dos adolescentes são a pauta prioritária das pesquisas e reflexões filosóficas desenvolvidas pelo GEFIS.
Além dessas atividades de pesquisa e reflexão filosófica, o GEFIS desenvolve outras iniciativas, como oficinas de narrativas em saúde e encontros de formação em bioética, filosofia, e, de forma mais geral, em humanidades em saúde, destinadas à comunidade interna ao Hospital Infantil Sabará. O Grupo também desenvolve atividades abertas ao público em geral.

O GEFIS inicia em 2019 uma publicação mensal que pretende informar os membros da comunidade de assistência à saúde e demais interessados a respeito das publicações mais recentes dos periódicos de excelência, tanto nacionais como internacionais, sobre bioética e pediatria. Conjuntamente a essas recomendações bibliográficas e divulgação de novas publicações, o Informativo também trará breves reflexões sobre questões e dilemas éticos contemporâneos. O Informativo divulgará ainda outras atividades e eventos organizados pelo GEFIS e pelo Instituto PENSI, assim como materiais resultantes de pesquisa, eventos e atividades a serem realizados no Brasil com tema associado a bioética e pediatria.

Dessa forma, a FJLES dá mais um passo na busca pela valorização da formação ética, da sensibilização e da reflexão filosófica na área da saúde das crianças e dos adolescentes.

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade