PESQUISAR

Ensino Pós-Graduação
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Pós-Graduação

Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Pós-Graduação

Psicologia e Saúde da Criança – Pós-Graduação Lato Sensu

Evidências científicas dizem-nos sobre a importância da Psicologia do Desenvolvimento e dos cuidados de saúde em Pediatria. Crianças vivem melhor e se preparam para um futuro de adultas, em que terão bem-estar, autocuidado e capacidade de bem realizarem projetos condizentes com essa fase de vida. Estes dois aspectos – um presente e um futuro melhores – serão a base de nosso curso sobre Psicologia e Saúde da Criança. Com isso, o Instituto de Pesquisa Pensi e Hospital Infantil Sabará, em parceria com o Instituto Educatie esperam contribuir para a divulgação dessas evidências bem como, em especial, apresentar ao nosso público a abordagem Child Life Specialist. O Child Life Specialist é um profissional clínico que faz parte da equipe multidisciplinar do hospital e seu trabalho é ajudar a criança e sua família a enfrentarem o estresse causado pela hospitalização proporcionando uma melhor experiência.

Público-alvo
Profissionais e interessados nas áreas da Saúde, Educação e Psicologia relacionadas ao desenvolvimento e cuidado da criança.
Período
De março de 2019 a setembro de 2020
Metodologia
Aulas presenciais

Objetivos
Propiciar qualificação consistente em Psicologia do desenvolvimento, vida e saúde da criança, ou seja, formar profissionais de diferentes áreas e outros interessados para atuarem de forma competente, habilidosa, humanizada e ética; isso implica no fornecimento de base teórica e prática em uma perspectiva multiprofissional seja no contexto de serviço público ou privado de atenção à criança até seus onze anos de idade. O intuito, então, é aumentar a qualidade dos atendimentos no âmbito clínico e hospitalar visando a um melhor acolhimento de todos os envolvidos no processo.

Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado de Especialista em Psicologia e Saúde da Criança

Diferenciais
Ênfase na psicologia do desenvolvimento em sua perspectiva integral;
Abordagem multiprofissional nas discussões de caso;
Compromisso com um atendimento humanizado à saúde;
Introdução à abordagem do cuidado Child Life;
Consideração da “voz” da criança em uma perspectiva integral.
A estrutura pedagógica do Curso de Especialização em Psicologia e Saúde da Criança conta com um corpo docente formado por especialistas, mestres, doutores e livre docentes com ampla experiência, atuando em diversos contextos clínicos e institucionais desenvolvendo pesquisas relacionadas às áreas da Saúde, Psicologia e Educação de crianças.

 

Programa e estágio

Desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança

A Psicologia da criança segundo Piaget18
 Bases da formação do psiquismo na primeira infância: a visão Psicanalítica8
O desenvolvimento emocional da criança na perspectiva de Donald W. Winnicott8
A qualidade do cuidado e o desenvolvimento psicológico da criança na perspectiva histórico-cultural8
 O desenvolvimento da criança, segundo a Teoria do Apego, de John Bowlby8
 O desenvolvimento psicossocial da criança8
Transtorno do Espectro Autista (TEA)8

Desenvolvimento físico e neurológico da criança

Desenvolvimento físico e neurológico da criança12
Desenvolvimento das funções executivas4
Desenvolvimento típico da alimentação na infância e estímulo a hábitos alimentares saudáveis12

Modo de se expressar da criança: O brincar

Brincar: aspectos funcionais e estruturais12
Perspectiva e Prática lúdica6

Programa

Família

Família e Criança: uma relação dinâmica16

A criança no ambiente hospitalar

Adoecimento na infância I16
Adoecimento na infância II12

Assistência biopsicossocial à criança

A equipe do Hospital: equipe Assistencial e a rede de Humanização16
 Estratégias de intervenções com crianças hospitalizadas para enfrentamento do estresse: Uma Introdução à Cultura Child Life Specialist40
Preparação para diferentes procedimentos na abordagem Child Life Specialist36
 Brincadeiras em quartos de hospital do ponto de vista da profissão do Child Life Specialist24

Elaboração de experiências disruptivas

Introdução aos cuidados paliativos6
Introdução aos cuidados paliativos na perspectiva Child Life12
Luto, morte e morrer na perspectiva Child Life16
 Cuidado da saúde do Cuidador6

Metodologia de pesquisa

Metodologia de Pesquisa16

Estágio
Prática de estágio supervisionado
40 horas

Objetivo geral
– Proporcionar ao aluno do curso oportunidades de observação de modos de atuação dos setores de Psicologia Hospitalar, Child Life Specialist e Brinquedoteca.

Conteúdo Programático
Prática supervisionada e relatório de atendimento.
Child Life
Observar formas de intervenção próprias ao Child Life
Psicologia Hospitalar
Observar a atuação dos profissionais de Psicologia Hospitalar quanto ao como intervém nas relações com a criança hospitalizada e a família
Brinquedoteca
Observar e preencher um roteiro relacionado aos processos de desenvolvimento lúdico da criança hospitalizada e quanto aos modos de intervenção praticados pelos profissionais da brinquedoteca.
Produzir um relatório sobre o estágio praticado.

Metodologia
Observação / preenchimento de protocolos / supervisão

Avaliação
Relatório sobre o estágio supervisionado

Docentes 

Andreia Mutarelli

Bruna Mutarelli

Camila Tarif Ferreira Folquitto

Célia Regina Silva

Denise Lopes Madureira

Edson Amaro

Gabriela de Souza Zemel

Gláucia Faria da Silva

Joana Portolese

Lilia Standerski

Lino de Macedo

Marcilia  Lima Martyn

Maria de La Ó Ramallo Veríssimo

Maria Helena Pereira Franco 

Mauro Fisberg

Rachel Machado

Sandra Mutarelli Setúbal

Suzana Boxwell

Processo Seletivo

1Inscrição onlinePreenchimento de dados no site
2Envio de currículoEnvie seu currículo para o e-mail cecilia.araujo@pensi.org.br
3EntrevistaEntraremos em contato para agendar uma entrevista
4ResultadoVocê será contatado por e-mail com o resultado
5MatrículaSe aprovado, você receberá instruções para realizar a matrícula

Investimento

20 parcelas de R$ 650,00

Local e Horário

Avenida Angélica, 2132 – Centro de Treinamento Hospital Infantil Sabará (São Paulo)

Aulas quinzenais nas sextas-feiras das 18h às 22h e nos sábados das 8h30 às 17h30

Carga Horária

400 horas

Coordenadores

Professor Titular Lino de Macedo

Dra. Sandra Setúbal

Vice-coordenadora

Gabriela de Souza Zemel

Inscrições Encerradas 

2019

MêsDias
Março15, 16, 29 e 30
Abril12, 13, 26 e 27
Maio17, 18 e 31
Junho01, 14, 15, 28 e 29
Agosto02, 03, 16, 17, 30 e 31
Setembro13, 14, 27 e 28
Outubro18 e 19
Novembro08, 09, 22 e 23
Dezembro06 e 07

2020

MêsDias
Fevereiro14 e 15
Março06, 07, 20 e 21
Abril03, 04, 24 e 25
Maio15, 16, 29 e 30
Junho19 e 20
Agosto14, 15, 28 e 29
Setembro11 e 12

Contatos e Informações:

Cecilia Stefanini Teixeira Araujo

11 2155-9324

cecilia.araujo@pensi.org.br

 

 

 

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade