11 2155-9358
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada
 

Pós Graduação

Psicologia e Saúde da Criança – Pós-Graduação Lato Sensu

Evidências científicas dizem-nos sobre a importância da Psicologia do Desenvolvimento e dos cuidados de saúde em Pediatria. Crianças vivem melhor e se preparam para um futuro de adultas, em que terão bem-estar, autocuidado e capacidade de bem realizarem projetos condizentes com essa fase de vida. Estes dois aspectos – um presente e um futuro melhores – serão a base de nosso curso sobre Psicologia e Saúde da Criança. Com isso, o Instituto de Pesquisa Pensi e Hospital Infantil Sabará, em parceria com o Instituto Educatie esperam contribuir para a divulgação dessas evidências bem como, em especial, apresentar ao nosso público a abordagem Child Life Specialist. O Child Life Specialist é um profissional clínico que faz parte da equipe multidisciplinar do hospital e seu trabalho é ajudar a criança e sua família a enfrentarem o estresse causado pela hospitalização proporcionando uma melhor experiência.

Facebook_PosGraduacao_PsicologiaSaudeCrianca

 

Público-alvo
Profissionais e interessados nas áreas da Saúde, Educação e Psicologia relacionadas ao desenvolvimento e cuidado da criança.
Período
De março de 2019 a setembro de 2020
Metodologia
Aulas presenciais

Objetivos
Propiciar qualificação consistente em Psicologia do desenvolvimento, vida e saúde da criança, ou seja, formar profissionais de diferentes áreas e outros interessados para atuarem de forma competente, habilidosa, humanizada e ética; isso implica no fornecimento de base teórica e prática em uma perspectiva multiprofissional seja no contexto de serviço público ou privado de atenção à criança até seus onze anos de idade. O intuito, então, é aumentar a qualidade dos atendimentos no âmbito clínico e hospitalar visando a um melhor acolhimento de todos os envolvidos no processo.

Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado de Especialista em Psicologia e Saúde da Criança

Diferenciais
Ênfase na psicologia do desenvolvimento em sua perspectiva integral;
Abordagem multiprofissional nas discussões de caso;
Compromisso com um atendimento humanizado à saúde;
Introdução à abordagem do cuidado Child Life;
Consideração da “voz” da criança em uma perspectiva integral.
A estrutura pedagógica do Curso de Especialização em Psicologia e Saúde da Criança conta com um corpo docente formado por especialistas, mestres, doutores e livre docentes com ampla experiência, atuando em diversos contextos clínicos e institucionais desenvolvendo pesquisas relacionadas às áreas da Saúde, Psicologia e Educação de crianças.

 

Programa e estágio

Desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança

A Psicologia da criança segundo Piaget 18
 Bases da formação do psiquismo na primeira infância: a visão Psicanalítica 8
O desenvolvimento emocional da criança na perspectiva de Donald W. Winnicott 8
A qualidade do cuidado e o desenvolvimento psicológico da criança na perspectiva histórico-cultural 8
 O desenvolvimento da criança, segundo a Teoria do Apego, de John Bowlby 8
 O desenvolvimento psicossocial da criança 8
Transtorno do Espectro Autista (TEA) 8

 

Desenvolvimento físico e neurológico da criança

Desenvolvimento físico e neurológico da criança 12
Desenvolvimento das funções executivas 4
Desenvolvimento típico da alimentação na infância e estímulo a hábitos alimentares saudáveis 12

 

Modo de se expressar da criança: O brincar

Brincar: aspectos funcionais e estruturais 12
Perspectiva e Prática lúdica 6

 

Programa

Família

Família e Criança: uma relação dinâmica 16

 

A criança no ambiente hospitalar

Adoecimento na infância I 16
Adoecimento na infância II 12

 

Assistência biopsicossocial à criança

A equipe do Hospital: equipe Assistencial e a rede de Humanização 16
 Estratégias de intervenções com crianças hospitalizadas para enfrentamento do estresse: Uma Introdução à Cultura Child Life Specialist 40
Preparação para diferentes procedimentos na abordagem Child Life Specialist 36
 Brincadeiras em quartos de hospital do ponto de vista da profissão do Child Life Specialist 24

 

Elaboração de experiências disruptivas

Introdução aos cuidados paliativos 6
Introdução aos cuidados paliativos na perspectiva Child Life 12
Luto, morte e morrer na perspectiva Child Life 16
 Cuidado da saúde do Cuidador 6

 

Metodologia de pesquisa

Metodologia de Pesquisa 16

 

Estágio
Prática de estágio supervisionado
40 horas

Objetivo geral
– Proporcionar ao aluno do curso oportunidades de observação de modos de atuação dos setores de Psicologia Hospitalar, Child Life Specialist e Brinquedoteca.

Conteúdo Programático
Prática supervisionada e relatório de atendimento.
Child Life
Observar formas de intervenção próprias ao Child Life
Psicologia Hospitalar
Observar a atuação dos profissionais de Psicologia Hospitalar quanto ao como intervém nas relações com a criança hospitalizada e a família
Brinquedoteca
Observar e preencher um roteiro relacionado aos processos de desenvolvimento lúdico da criança hospitalizada e quanto aos modos de intervenção praticados pelos profissionais da brinquedoteca.
Produzir um relatório sobre o estágio praticado.

Metodologia
Observação / preenchimento de protocolos / supervisão

Avaliação
Relatório sobre o estágio supervisionado

Docentes 

Andreia Mutarelli

Bruna Mutarelli

Camila Tarif Ferreira Folquitto

Célia Regina Silva

Denise Lopes Madureira

Edson Amaro

Gabriela de Souza Zemel

Gláucia Faria da Silva

Joana Portolese

Lilia Standerski

Lino de Macedo

Marcilia  Lima Martyn

Maria de La Ó Ramallo Veríssimo

Maria Helena Pereira Franco 

Mauro Fisberg

Rachel Machado

Sandra Mutarelli Setúbal

Suzana Boxwell

Processo Seletivo

1 Inscrição online Preenchimento de dados no site
2 Envio de currículo Envie seu currículo para o e-mail cecilia.araujo@sabara.com.br
3 Entrevista Entraremos em contato para agendar uma entrevista
4 Resultado Você será contatado por e-mail com o resultado
5 Matrícula Se aprovado, você receberá instruções para realizar a matrícula

 

Investimento

20 parcelas de R$ 650,00

Local e Horário

Avenida Angélica, 2132 – Centro de Treinamento Hospital Infantil Sabará (São Paulo)

Aulas quinzenais nas sextas-feiras das 18h às 22h e nos sábados das 8h30 às 17h30

Carga Horária

400 horas

Coordenadores

Professor Titular Lino de Macedo

Dra. Sandra Setúbal

Vice-coordenadora

Gabriela de Souza Zemel

Inscrições Abertas 

 

2019

Mês Dias
Março 15, 16, 29 e 30
Abril 12, 13, 26 e 27
Maio 17, 18 e 31
Junho 01, 14, 15, 28 e 29
Agosto 02, 03, 16, 17, 30 e 31
Setembro 13, 14, 27 e 28
Outubro 18 e 19
Novembro 08, 09, 22 e 23
Dezembro 06 e 07

 

2020

Mês Dias
Fevereiro 14 e 15
Março 06, 07, 20 e 21
Abril 03, 04, 24 e 25
Maio 15, 16, 29 e 30
Junho 19 e 20
Agosto 14, 15, 28 e 29
Setembro 11 e 12

 

Contatos e Informações:

Cecilia Stefanini Teixeira Araujo

11 2155-9324

cecilia.araujo@sabara.com.br

L03_A3_CursoChildLife_Alta FINAL (1)