11 2155-9358
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada
 

Pós Graduação

Pós-Graduação Lato Sensu

Psicologia e Saúde da Criança

 

Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisa Pensi

Av. Angélica, 2071 – 2º andar

01227-200 | Higienópolis – São Paulo – SP

Telefones: 55 11 2155-9324     ensino@pensi.org.br

Faça sua inscrição

 

O Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI) e o Sabará Hospital Infantil, instituições da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), em parceria com o Instituto Educatie, oferecem em 2019 o curso de Pós-Graduação — Psicologia e Saúde da Criança. O objetivo é formar profissionais de diferentes áreas e outros interessados para atuar de forma competente, habilidosa, humanizada e ética no cuidado e educação de crianças. O intuito, quanto ao cuidado em saúde, é aumentar a qualidade dos atendimentos no âmbito clínico e hospitalar visando um melhor acolhimento de todos os envolvidos no processo.

O curso é destinado a educadores, psicólogos, profissionais da saúde, pais, instituições e pessoas interessadas no processo de desenvolvimento, na aprendizagem e em práticas saudáveis de crianças entre de zero e onze anos. Buscando uma melhor forma de entender as crianças, o melhor para sua saúde, desenvolvimento, crescimento e bem-estar.

A especialização é coordenada pelo Professor Lino de Macedo e pela Professora Sandra Mutarelli Setúbal, que selecionaram um corpo docente formado por especialistas, mestres, doutores e livre docentes com ampla experiência, atuando em diversos contextos clínicos e institucionais desenvolvendo pesquisas relacionadas às áreas da Saúde, Psicologia e Educação de crianças.

De acordo com Professor Lino de Macedo, o curso integra a Psicologia do Desenvolvimento com a Psicologia da Saúde. “Quando falo em saúde, eu me refiro ao sentido amplo, envolvendo alimentação, cuidado de doenças agudas ou crônicas. Assim, como à vida da criança no hospital, à vida da criança em casa. Por isso, nesse curso teremos, médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores e professores ligados à Psicologia do Desenvolvimento, que vão falar sobre como a psicologia e a saúde podem se articular visando ao melhor para o desenvolvimento da criança, para sua educação, e para a sua vida”, completou Macedo.

Ainda segundo o coordenador, o curso possui em seu cronograma 400h de aula, com 40h de prática de estágio supervisionado e a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso. “O profissional se especializará nesta área tão importante, visando não só um presente ótimo para crianças, quaisquer que sejam as suas condições físicas, mentais, de saúde e suas condições educacionais, e para que tenham uma infância boa, e quando elas se tornarem adultas elas possam também oferecer para si mesmas e para a sociedade o melhor que for possível para elas”, pontuou Macedo.

Abordagem Child Life Specialists

A especialização também vai apresentar outros aspectos da saúde da criança, como, por exemplo, seu adoecimento e o processo de hospitalização, orientando sobre o melhor a fazer, quando uma criança entra em um hospital.

Segundo a Prof.ª Sandra Mutarelli Setúbal, a experiência de uma criança ao ser hospitalizada é um evento para ser enfrentado. “Além de mudar a rotina da criança, entrar em um hospital pode ser muito estressante, não só por que aquele ambiente é incomum, mas por que a criança passará por procedimentos que podem causar algum tipo de estresse. O acompanhante, por ser a pessoa que mais conhece a criança é aquela que mais eficazmente consegue ajudá-la a enfrentar o estresse devido a hospitalização. O Child Life Specialist se prepara para receber essa criança e seus familiares, analisando como recebê-los, baseado no desenvolvimento infantil, nos tipos de procedimentos que ocorrem dentro de um hospital infantil e nos sistemas familiares dentro de cada cultura, assim pode se preparar para atender desde admissão, o paciente e seus familiares da maneira menos traumática possível”, revela.

A brincadeira é a melhor forma de conseguir se comunicar com a criança e a forma mais natural que a criança encontra para se expressar, e para poder contar para o profissional de saúde o que está difícil para ela, por esse motivo as intervenções do Child Life Specialist são elaboradas a partir de brincadeiras específicas para cada situação.

O Sabará Hospital Infantil já trabalha com o Child Life Specialist, dentro de um projeto piloto, há um ano e visa apresentar essa abordagem dentro do curso de Pós-Graduação Psicologia e Saúde da Criança. Esse profissional já existe nos Estados Unidos, Canadá, Japão e outros países.

Público-alvo
Profissionais e interessados nas áreas da Saúde, Educação e Psicologia relacionadas ao desenvolvimento e cuidado da criança.
Período
De março de 2019 a setembro de 2020
Metodologia
Aulas presenciais

Objetivos
Propiciar qualificação consistente em Psicologia do desenvolvimento, vida e saúde da criança, ou seja, formar profissionais de diferentes áreas e outros interessados para atuarem de forma competente, habilidosa, humanizada e ética; isso implica no fornecimento de base teórica e prática em uma perspectiva multiprofissional seja no contexto de serviço público ou privado de atenção à criança até seus onze anos de idade. O intuito, então, é aumentar a qualidade dos atendimentos no âmbito clínico e hospitalar visando a um melhor acolhimento de todos os envolvidos no processo.

Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado de Especialista em Psicologia e Saúde da Criança

Diferenciais
Ênfase na psicologia do desenvolvimento em sua perspectiva integral;
Abordagem multiprofissional nas discussões de caso;
Compromisso com um atendimento humanizado à saúde;
Introdução à abordagem do cuidado Child Life;
Consideração da “voz” da criança em uma perspectiva integral.
A estrutura pedagógica do Curso de Especialização em Psicologia e Saúde da Criança conta com um corpo docente formado por especialistas, mestres, doutores e livre docentes com ampla experiência, atuando em diversos contextos clínicos e institucionais desenvolvendo pesquisas relacionadas às áreas da Saúde, Psicologia e Educação de crianças.

 

Programa e estágio

Desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança

A Psicologia da criança segundo Piaget 18
 Bases da formação do psiquismo na primeira infância: a visão Psicanalítica 8
O desenvolvimento emocional da criança na perspectiva de Donald W. Winnicott 8
A qualidade do cuidado e o desenvolvimento psicológico da criança na perspectiva histórico-cultural 8
 O desenvolvimento da criança, segundo a Teoria do Apego, de John Bowlby 8
 O desenvolvimento psicossocial da criança 8
Transtorno do Espectro Autista (TEA) 8

 

Desenvolvimento físico e neurológico da criança

Desenvolvimento físico e neurológico da criança 12
Desenvolvimento das funções executivas 4
Desenvolvimento típico da alimentação na infância e estímulo a hábitos alimentares saudáveis 12

 

Modo de se expressar da criança: O brincar

Brincar: aspectos funcionais e estruturais 12
Perspectiva e Prática lúdica 6

 

Programa

Família

Família e Criança: uma relação dinâmica 16

 

A criança no ambiente hospitalar

Adoecimento na infância I 16
Adoecimento na infância II 12

 

Assistência biopsicossocial à criança

A equipe do Hospital: equipe Assistencial e a rede de Humanização 16
 Estratégias de intervenções com crianças hospitalizadas para enfrentamento do estresse: Uma Introdução à Cultura Child Life Specialist 40
Preparação para diferentes procedimentos na abordagem Child Life Specialist 36
 Brincadeiras em quartos de hospital do ponto de vista da profissão do Child Life Specialist 24

 

Elaboração de experiências disruptivas

Introdução aos cuidados paliativos 6
Introdução aos cuidados paliativos na perspectiva Child Life 12
Luto, morte e morrer na perspectiva Child Life 16
 Cuidado da saúde do Cuidador 6

 

Metodologia de pesquisa

Metodologia de Pesquisa 16

 

Estágio
Prática de estágio supervisionado
40 horas

Objetivo geral
– Proporcionar ao aluno do curso oportunidades de observação de modos de atuação dos setores de Psicologia Hospitalar, Child Life Specialist e Brinquedoteca.

Conteúdo Programático
Prática supervisionada e relatório de atendimento.
Child Life
Observar formas de intervenção próprias ao Child Life
Psicologia Hospitalar
Observar a atuação dos profissionais de Psicologia Hospitalar quanto ao como intervém nas relações com a criança hospitalizada e a família
Brinquedoteca
Observar e preencher um roteiro relacionado aos processos de desenvolvimento lúdico da criança hospitalizada e quanto aos modos de intervenção praticados pelos profissionais da brinquedoteca.
Produzir um relatório sobre o estágio praticado.

Metodologia
Observação / preenchimento de protocolos / supervisão

Avaliação
Relatório sobre o estágio supervisionado

Docentes 

Andreia Mutarelli

Bruna Mutarelli

Camila Tarif Ferreira Folquitto

Célia Regina Silva

Denise Lopes Madureira

Edson Amaro

Gabriela de Souza Zemel

Gláucia Faria da Silva

Joana Portolese

Lilia Standerski

Lino de Macedo

Marcilia  Lima Martyn

Maria de La Ó Ramallo Veríssimo

Maria Helena Pereira Franco 

Mauro Fisberg

Rachel Machado

Sandra Mutarelli Setúbal

Suzana Boxwell

Processo Seletivo

1 Inscrição online Preenchimento de dados no site
2 Envio de currículo Envie seu currículo para o e-mail cecilia.araujo@pensi.org.br
3 Entrevista Entraremos em contato para agendar uma entrevista
4 Resultado Você será contatado por e-mail com o resultado
5 Matrícula Se aprovado, você receberá instruções para realizar a matrícula

 

Investimento

20 parcelas de R$ 650,00

Local e Horário

Avenida Angélica, 2132 – Centro de Treinamento Hospital Infantil Sabará (São Paulo)

Aulas quinzenais nas sextas-feiras das 18h às 22h e nos sábados das 8h30 às 17h30

Carga Horária

400 horas

Coordenadores

Professor Lino de Macedo

Professora Sandra Setúbal

Vice-coordenadora

Gabriela de Souza Zemel

Inscrições Abertas 

 

2019

Mês Dias
Março 15, 16, 29 e 30
Abril 12, 13, 26 e 27
Maio 17, 18 e 31
Junho 01, 14, 15, 28 e 29
Agosto 02, 03, 16, 17, 30 e 31
Setembro 13, 14, 27 e 28
Outubro 18 e 19
Novembro 08, 09, 22 e 23
Dezembro 06 e 07

 

2020

Mês Dias
Fevereiro 14 e 15
Março 06, 07, 20 e 21
Abril 03, 04, 24 e 25
Maio 15, 16, 29 e 30
Junho 19 e 20
Agosto 14, 15, 28 e 29
Setembro 11 e 12

 

Contatos e Informações:

Cecilia Stefanini Teixeira Araujo

11 2155-9324

cecilia.araujo@sabara.com.br

L03_A3_CursoChildLife_Alta FINAL (1)