PESQUISAR
Muitas pessoas não percebem o quão grave a gripe pode ser, mesmo para crianças e adolescentes previamente saudáveis. Além do risco à própria saúde, eles também podem contribuir significativamente na disseminação do vírus em suas casas e comunidades.
Esta temporada de gripe tem sido mais grave do que o normal. Um número recorde de crianças foi hospitalizado com a infecção. Como pai ou mãe, a melhor coisa que você pode fazer para proteger seus filhos e outras pessoas dela é vaciná-los.
Os vírus da gripe mudam anualmente. Todas as crianças com 6 meses ou mais precisam ser vacinadas contra eles todos os anos. Elas devem tomar a vacina assim que elas estiverem disponíveis, especialmente se precisarem de duas doses nessa temporada. Dessa forma, elas estarão protegidas antes que os vírus comecem a circular em sua comunidade. A proteção imunológica leva cerca de duas semanas para se estabelecer após a vacinação.
O país deu início nesta semana à campanha de imunização contra o vírus, com público-alvo estimado em 81,6 milhões de brasileiros.
Existem dois tipos de vacinas disponíveis: trivalente e quadrivalente. Na rede pública, a vacina trivalente está disponível para os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde em função do maior risco de adoecimento e de evolução para quadros graves. Em 2025, são eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), adultos a partir de 55 anos, profissionais da saúde, professores e profissionais de escolas públicas e privadas, população indígena, pessoas com doenças crônicas como, diabetes, doenças cardíacas/respiratórias, imunocomprometidos, entre outras, forças de segurança e salvamento, bem como a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Nos serviços privados de vacinação, as vacinas trivalentes e quadrivalente estão disponíveis para pessoas a partir de 6 meses, sem restrições de idade.
Sim. Todos os anos, é possível que a gripe, a COVID-19 e outros vírus comuns se espalhem ao mesmo tempo. Às vezes, a vacina não corresponde exatamente às cepas presentes na comunidade. Mesmo assim, ela pode proteger contra doenças graves. Converse com seu pediatra sobre a possibilidade de seu filho tomar a vacina contra a gripe juntamente com outras imunizações recomendadas. A vacina contra a gripe também pode ser administrada na mesma ocasião que a imunização contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
Crianças com COVID devem tomar a vacina contra a gripe somente após se recuperarem da doença. Lembre-se de que sintomas como congestão nasal e coriza podem dificultar a aplicação da vacina em spray nasal.
Uma criança que já teve reação alérgica após tomar a vacina contra a gripe deve ser examinada por um alergista. Ele pode ajudar os pais e cuidadores a decidirem se o filho deve recebê-la novamente. Uma criança com histórico conhecido de alergia a ovos também pode receber a vacina contra a gripe sem quaisquer precauções adicionais além das já recomendadas.
A vacina trivalente, utilizada pelo SUS em 2025, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B. Ela é segura, eficaz e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional. Ela só é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores. Não deixe que a gripe contamine você e sua família!
A maioria das pessoas que contrai gripe fica doente por pelo menos uma semana. Mas algumas delas ficam muito mais. A vacinação é a melhor maneira de prevenção para a doença e para as complicações graves que podem resultar dela, especialmente para aqueles com condições de alto risco, como asma. Por exemplo, a gripe pode levar à pneumonia. Crianças com gripe também podem desenvolver inflamação cerebral, bem como convulsões febris e não febris. A vacina contra a gripe mantém as pessoas fora do hospital, evitando doenças graves e mortes por gripe.
Caso você queira dar a vacina tetravalente, deverá procurar a rede privada de vacinas.
Mesmo que seu filho tenha tomado a vacina contra a gripe do ano anterior em março ou abril, não é preciso esperar! Crianças de 6 meses a menores de 6 anos devem receber duas doses caso esta seja a primeira vez que estão sendo vacinadas ou caso tenham recebido apenas uma dose da vacina antes de 1º de julho. As doses são administradas com quatro semanas de intervalo. Se seu filho tem 5 anos e precisa de duas doses da vacina contra a gripe, ele deve recebê-las, mesmo que complete 6 anos entre a primeira e a segunda dose.
Temos uma vacina contra a gripe, ao contrário de muitos outros vírus respiratórios que deixam crianças doentes. Vamos proteger nossas crianças sempre que possível.
Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2025)
Ministério da Saúde começa a distribuir 35 milhões de doses da vacina contra a gripe
É rinite? É gripe? Ou é resfriado?