Dia 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Segundo o Ministério da Saúde, a data foi criada para conscientizar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação, salientando que os altos índices de intoxicação por remédios são causados pelo uso indiscriminado de medicamentos.
A data também faz um alerta sobre a importância do incentivo à realização de pesquisa clínica em pediatria. Com a realização destas pesquisas é possível padronizar corretamente o uso de medicamentos, materiais e equipamentos médicos e verificar a eficácia e segurança em crianças. Desta maneira, é possível assegurar ainda que os pais ou cuidadores darão a dose correta da medicação em uma forma compatível com o tamanho da criança, evitando o erro de dosagem.
Menos da metade dos medicamentos incluem rotulagem (bula) específica para as crianças, o que significa que os pediatras, muitas vezes, têm que decidir o que é apropriado para prescrever com base apenas em sua experiência clínica. Isto ocorre sem que tenham informações precisas fornecidas por estudos controlados sobre a eficácia e a segurança desses medicamentos.
“Nós, pediatras, rotineiramente prescrevemos diferentes tipos de medicamentos para pacientes de distintas faixas etárias e condições clínicas. Entretanto, de 30 a 80% destes medicamentos não foram adequadamente testados quanto à eficácia, segurança e dose apropriada, sendo consideradas aplicações off-label ou não aprovadas em Pediatria”, é o que explica a Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, Diretora Executiva do Instituto Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI).
Saiba mais sobre este assunto:
Recomendações sobre uso de medicamentos para crianças
Por que as pesquisas médicas são importantes?
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 2 de dezembro de 2024