Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

E como anda o desenvolvimento do seu filho?

Você conhece seu filho melhor do que ninguém.

Caso você ache que o desenvolvimento do seu pequeno não está exatamente no bom caminho, então é importante que você compartilhe suas preocupações e perguntas com o pediatra buscando informações sobre o que os bebês fazem em cada etapa de sua vida.  

Normalmente, as crianças desenvolvem habilidades motoras da cabeça para baixo. Primeiro vem o controle da cabeça e depois o controle sobre a parte superior do corpo. O padrão típico para os marcos:

1- Está rolando,

2- Depois sentado,

3- Ficando em pé parado,

4- Andando,

5- Escalando.

As habilidades motoras e finas, como agarrar objetos, colocar blocos em uma xícara e fazer rabiscos também são marcos importantes.

Os atrasos no desenvolvimento físico ou os atrasos iniciais do motor são termos usados ​​para descrever quando as crianças não possuem os marcos físicos críticos nos primeiros meses e anos de vida tão bons. Estes atrasos podem ser um sinal de algo mais grave, por isso é importante conversar com o pediatra do seu filho. Sinais a serem observados de um atraso no desenvolvimento físico ou no início do motor:

Em geral as preocupações mais comuns dos pais são sobre o desenvolvimento físico retardado em relação às crianças da mesma idade:

Ao tentar detectar um atraso motor inicial, é útil conhecer os sinais de desenvolvimento físico típico e atípico. Isso pode ser conseguido em fontes seguras, com seu pediatra ou em livros tipo “a criança de x anos”, mas o melhor é sempre falar com um pediatra. Quando você expressa preocupações, que seu filho parece ter um atraso de desenvolvimento, ele ou ela irá ouvir com atenção e pode lhe fazer algumas perguntas adicionais.

Os serviços de intervenção precoce deveriam incluir uma variedade de diferentes recursos e programas que oferecem apoio às famílias para melhorar o desenvolvimento de uma criança. Esses serviços são especificamente adaptados para satisfazer às necessidades individuais de uma criança, e geralmente incluem terapia pediátrica física, ocupacional e de fala / linguagem.

Se uma criança está atrasada em habilidades motoras, como sentar ou andar, poderá simplesmente ser encaminhado para uma fisioterapeuta.

Se uma criança está tendo problemas com a linguagem, ela pode ser vista por uma fonoterapeuta.

Se a criança está tendo problemas com habilidades motoras finas, habilidades motoras visuais ou habilidades de vida independente, como se alimentar, pegar objetos pequenos ou abotoar suas roupas, ele ou ela pode ser encaminhado para uma terapeuta ocupacional.

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/avaliacao-de-atrasos-no-desenvolvimento/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/desenvolvimento-fisico-o-que-e-normal-e-o-que-nao-e/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/o-impacto-do-desenvolvimento-na-primeira-infancia-sobre-aprendizagem/

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Seção sobre Pediatria Desenvolvimento e Comportamental (SODBP) (Copyright © 2015 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

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