PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Instituto PENSI participa da Viagem Fantástica 2019
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Instituto PENSI participa da Viagem Fantástica 2019

Instituto PENSI participa da Viagem Fantástica 2019

22/07/2019
  421   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) realizou nos dias 20 e 21 de julho de 2019, a terceira edição da Viagem Fantástica, um projeto de ação de voluntariado com os cuidadores do Sabará Hospital Infantil e do Instituto PENSI. A proposta reuniu cuidadores, familiares e amigos, dispostos a doar um final de semana, de seu tempo para impactar a vida de outras pessoas.

Esta edição da Viagem Fantástica desembarcou simultaneamente em 12 SAICAS – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescente, de quatro bairros da capital paulistana (Perus, Pirituba, Lapa e Pinheiros), que abrigam crianças e adolescentes, em situação de risco e vulnerabilidade.

Dentre as atividades realizadas pelos mais de 300 voluntários, estavam a manutenção de móveis, pintura, pequenas reformas, criação de novos espaços de lazer, melhoria dos banheiros, revitalização de hortas, oficinas e atividades recreativas com as crianças. Além da instalação de computadores, fruto de doações arrecadadas pelas equipes. O projeto é organizado por uma equipe comprometida de guardiões que acompanham, comandam os grupos menores e recolhem as doações.

O presidente da FJLES, Dr. José Luiz Setúbal, comemorou o engajamento de tantos voluntários na ação. “Mais uma Viagem Fantástica ocorreu neste final de semana. Um grande grupo de funcionários da Fundação se juntou a amigos e convidados em um final de semana de solidariedade.  Neste ano a ação se deu em abrigos da cidade onde pudemos fazer as mais diversas atividades com as crianças e nas estruturas físicas dos prédios.  Mais um ano de sucesso”, celebrou Setúbal.

Um dos detalhes mais bonitos da iniciativa é o ciclo de solidariedade sistêmica, uma onda de generosidade que está sendo criada, com a participação e adesão dos beneficiados das edições anteriores da Viagem Fantástica.  Em 2017 o projeto reformou duas praças em São Miguel Paulista. Em 2018 a atuação aconteceu em 12 casas para crianças com necessidades especiais, atendidas pela ONG Rainha da Paz, em Santana de Parnaíba.

Para a cabeleireira Sônia Maria Aparecida de Souza, de 64 anos, a iniciativa transformou a sua vida e mudou o seu jeito de enxergar o mundo. “Essa é a minha segunda vez no projeto, sou moradora do Jardim Lapena, em São Miguel Paulista. Participar é muito valioso por que todo o trabalho que fizemos por essas crianças é muito importante. Se outras pessoas tivessem essa consciência o mundo seria um lugar muito melhor. Eu me sinto uma pessoa muito feliz quando participo de uma ação dessa, e quero participar muitas e muitas vezes”, explica.

Já para a dona de casa Elke Ramos, de 42 anos, o trabalho é muito nobre e enriquecedor. “É uma emoção muito grande, e toda vez que a gente faz uma ação como essa a gente está aprendendo, as vezes a gente pensa que vem em uma ação para ajudar, mas na verdade quem está sendo ajudado somos nós. Tem um conhecimento e um aprendizado muito grande nisso tudo”, completa.

Segundo a Diretora Executiva do Instituto PENSI, Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, o projeto além de um ato de solidariedade com as crianças, também serviu para fortalecer e estreitar os laços entre os cuidadores das instituições. “A Viagem Fantástica tem o poder transformador de unir pessoas de setores, rotinas e escalas de trabalho diferentes, todos em prol do mesmo objetivo, que é despertar o melhor lado das pessoas”, enfatiza.

União faz a força

O Grupo Aconchego composto por membros do Instituto PENSI se uniu ao Grupo Anjos na Terra, formando por cuidadores da Manutenção do Sabará Hospital Infantil, para formar um grande grupo e colocar em prática o objetivo da ação deste ano.

Para o guardião Luiz Alberto Ferreira, carinhosamente apelidado de Pepinho, a decisão de unir os grupos foi um gesto de carinho com o local escolhido para a ação. “Decidimos juntar os grupos foi tomada durante uma visita técnica para verificar as necessidades dos abrigos. Foi uma decisão acertada pois foi emocionante ver todo mundo empenhado trabalhando, dando o melhor de si para fazer o melhor para as crianças”, conta.

Para a sua colega do setor de Manutenção do Sabará, Michelle Carobino Farina, a união faz a força e proporciona experiencias incríveis. “Para mim foi muito gratificante participar desta edição, eu adoro ajudar as pessoas e fazer o bem pra todo mundo. E fazer o bem para uma criança não tem como explicar a emoção. Juntar o nosso grupo com o grupo do PENSI foi sensacional, conheci pessoas novas maravilhosas e nunca pensei que ia ter tanta gente aqui. Eu gostaria de agradecer a FJLES por essa oportunidade fantástica e agradecer a todos que fizeram parte da nossa equipe”, revelou Michelle.

Outra guardiã que se emocionou com a ação social foi Bruna Maia, que faz parte da equipe do Centro de Ensino do Instituto PENSI. Ela cita que fazer o trabalho em prol de uma causa tão nobre é uma satisfação sem tamanho. “Foi prazeroso e muito gratificante poder estar fazendo esse trabalho com a minha equipe, a equipe que trabalho todos os dias. Todo mundo correu atrás de doações, de materiais, alimentos e roupas. Todos se juntaram e a gente conseguiu sentir o amor em cada membro do grupo, foi inacreditável”, relembrou.

A quarta guardiã do grupo, também do Instituto PENSI, Isis de Oliveira, declarou que já está na expectativa da edição de 2020 da Viagem Fantástica e que pretende que a ação seja maior ainda. “Ser guardiã foi um desafio muito grande, na verdade quando eu recebi o convite eu já sabia que não iria ser tarefa fácil, mas com certeza valeu muito a pena trabalhar com cada pessoa. Nós pudemos ver verdadeiramente o que é se doar e foi bem legal mesmo, ajudar a organizar todo esse trabalho. É a segunda vez que eu participo da Viagem Fantástica e já estou ansiosa para a próxima, que seja maior ainda, porque a gente topa o desafio”, finaliza.

 

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cnbjEsBwDBg

Piero

Piero

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade