PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O sarampo voltou!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O sarampo voltou!

O sarampo voltou!

27/05/2020
  779   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Não bastasse a pandemia de coronavírus, temos agora que conviver com a volta do sarampo. Isso mesmo, o sarampo está de volta. O vírus do sarampo gosta do frio e com a chegada do outono e a aproximação do inverno ele está de volta pelas terras brasileiras, e pelo jeito vem com tudo, mesmo com o isolamento social. Pelo menos é o que indicam os números dos primeiros meses do ano.

A queda na vacinação durante a pandemia já preocupa a OMS (Organização Mundial de Saúde) que em comunicado com a Unicef, preveem que 117 milhões de crianças podem ficar sem vacina do sarampo por causa da Covid-19 no mundo. A estimativa considera que 24 países tiveram vacinações canceladas em meio a pandemia e 13 planejavam a suspensão de campanhas até então.

No Brasil, neste ano, o total de casos confirmados já chega a mais de 3.200 registros no início de maio. Atualmente, o país tem transmissão ativa do sarampo em 19 estados, sendo que em cinco deles concentram 96% dos registros atuais: Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No Rio de Janeiro, já são 826 casos, quase o dobro do registrado em todo o ano passado, quando houve 496.

Sem dúvida, o distanciamento já está repercutindo na vacinação de rotina, com menor adesão. Embora a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo tenha organizado estratégias para manter a vacinação, como a oferta de vacina com agendamento ou em espaços abertos dentro de escolas.

Há alguns anos falamos para os pais da importância de não atrasarmos atrasar a vacinação das crianças, porque isso poderia aumentar o risco de surtos, sobrecarregando os hospitais com doenças evitáveis. Isso nesta época de pandemia acaba preocupando ainda mais, sobretudo agora com a chegada dos dias mais frios.

Se você tem uma criança próxima de você, procure saber se ela está vacinada para sarampo e outras doenças evitáveis e fique atento à todas as doenças e não só ao coronavírus. Não perca as consultas com seu pediatra e se ela faz algum tratamento, não deixe de fazê-lo e de acompanhar com os exames necessários para que ela possa ser sempre bem seguida.

Saiba mais:

Calendário vacinal em tempos de coronavírus

A preocupação da vez é a vacinação de nossas crianças

Alerta sobre o sarampo

Sarampo: manifestações bucais

Saiba mais sobre Sarampo

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade