Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Você sabe reconhecer uma criança gordinha?

Você sabe reconhecer uma criança acima do peso?

Você sabe reconhecer uma criança acima do peso?

O problema da obesidade infantil é muito discutido na mídia. Mas será que você sabe se seu filho está acima do peso?

Os pais de crianças com problemas de peso muitas vezes têm dificuldade em reconhecer o status do peso do seu filho, de acordo com um novo estudo publicado em maio de 2016 na Pediatrics. Sensibilizar os pais da obesidade ou do sobrepeso pode realmente contribuir para prevenção em seus filhos.

Os pesquisadores descobriram que, ao contrário da crença popular, se um pai percebe seu filho como “gordinho” este não é um fator de proteção contra o ganho de peso e, em vez disso, é associado com aumento do risco de ganho de peso futuro em toda a infância. No Brasil temos no nosso imaginário que criança saudável é criança ou bebê gordinho, cheio de dobrinhas, os antigos “bebês Johnson”, que concorriam a um prêmio nos anos 60.

Pesquisadores na Austrália seguiram 3.557 crianças de 4 e 5 anos até os 12 e 13 anos, tomando uma avaliação do IMC e pedindo aos pais para avaliar o estado de peso de seu próprio filho. Independente da realidade da criança, o estudo mostrou que aquelas cujos pais as perceberam como “excesso de peso” ganharam mais peso na análise de seguimento.

Os investigadores sugerem que o estigma de ser visto como “gordinho” ou “obeso” pode gerar estresse, que resulta em respostas de enfrentamento mal adaptativas, que levam ao ganho de peso, mas concluem que é necessária investigação para compreender como as percepções dos pais têm impacto na obesidade da juventude.

Leia também: Seu filho está com sobrepeso?

Fonte: Pediatrics may 2016 – “Parental Perception of Weight Status and Weight Gain Across Childhood”

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 19 de setembro de 2024

Sair da versão mobile